BZRLE - 08.25

Volvo amplia a oferta de ônibus elétricos urbanos no Brasil

Lançamento será feito durante o seminário NTU, em Brasília

Redação TranspoData

Foto Volvo, Divulgação

Com piso baixo, o novo ônibus elétrico da Volvo atenderá metrópoles que demandam essa configuração, como São Paulo, Goiânia, Brasília e Porto Alegre, entre outras. Com o lançamento, a montadora passa a oferecer uma ampla gama de chassis a bateria, incluindo modelos padron, piso baixo, articulado e biarticulado. O modelo BZRLE é o destaque da marca no seminário NTU, que ocorre nesta terça e quarta (12 e 13), em Brasília.

Com zero emissões e ruídos, o novo membro da família de chassis elétricos Volvo aumenta a cobertura da marca em ônibus urbanos. “Algumas cidades precisam dessa versão com piso baixo para facilitar o embarque e desembarque. Com essa nova configuração, temos o mais amplo portfólio da indústria de ônibus elétricos no país”, afirma Alexandre Selski, head de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina. A linha Volvo é composta pelos modelos BZL, BZR, BZRLE, BZRT articulado e BZRT biarticulado.

Plataforma consagrada


O BZRLE utiliza uma plataforma consagrada dos ônibus Volvo. O modelo tem o mesmo quadro de chassi, freios e eixos da versão a diesel equivalente da marca. “São componentes bastante conhecidos dos operadores de transporte, compartilhando a mesma facilidade e benefícios de manutenção dos demais modelos da marca”, assegura Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo. O veículo tem configuração de tração 4×2 e pode receber carrocerias de até 13,5 metros, transportando até 90 passageiros.

A exemplo da versão de piso alto (BZR), o Volvo BZRLE está disponível com um ou dois motores de 200kW cada, o equivalente a 540cv. Todos os componentes, inclusive as baterias, ficam abaixo do assoalho, proporcionando melhor aproveitamento para os passageiros e uma carroceria totalmente envidraçada. Possui ainda a versatilidade de instalação de portas no lado direito ou esquerdo, de acordo com a necessidade de cada cidade.

Equipado com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90kWh cada, o BZRLE tem autonomia de até 300 quilômetros. Com tomada CCS2, está preparado para receber carregamento de até 250kWh. Nessa potência, as baterias podem ser recarregadas em até uma hora.

A combinação da exclusiva caixa automatizada de duas velocidades em conjunto com os motores elétricos Volvo permite até 35% de regeneração energética durante as frenagens. Outro destaque é o compressor de ar de última geração, que reduz sensivelmente os ruídos internos.

Equipado com um sistema de direção eletro-hidráulico, o veículo pode, opcionalmente, ser equipado com a Volvo Dynamic Steering. Esta direção dinâmica, exclusiva da marca, amplia ainda mais o conforto, a manobrabilidade e a segurança para o motorista.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
error: Content is protected !!