Voluntariado cresce na Cummins

Em 2002, aumentou em 90% a participação de colaboradores nos projetos sociais apoiados pela marca

Redação Transpodata

Cummins, Divulgação

Os 55 projetos sociais direcionados pela área de Responsabilidade Corporativa da Cummins Brasil impulsionam a prosperidade das comunidades onde a marca está estabelecida. No ano passado, a Cummins Brasil registrou 90% de participação dos voluntários nos projetos sociais, crescimento de sete pontos percentuais sobre 2021. O total de horas dedicadas nestas ações aumentou 28,5%. Foram 13.006 horas registradas no ano passado, contra 10.121 horas em 2021.

Como forma de incentivar os funcionários às atividades presenciais junto às comunidades, em junho de 2022, a Cummins promoveu a Semana Global de Voluntariado. Só nesta iniciativa 65 atividades foram realizadas em parceria com 20 organizações, engajando 431 funcionários.

A Cummins prioriza três focos de atuação: educação, meio ambiente e igualdade de oportunidade. Em educação, as ações impactaram diretamente mais de 950 estudantes em 2022. O programa de capacitação de jovens em desvantagem socioeconômica para o mercado de trabalho, Formare Cummins, completa, em 2023, uma década de atuação. Até hoje já graduou mais de 171 estudantes e, mesmo com a pandemia, não sofreu interrupções graças aos esforços contínuos dos colaboradores voluntários.

O programa global da Cummins Water Works se concentra em resolver a crescente crise hídrica que atinge várias partes do mundo, com efeitos negativos diretos na saúde, educação, igualdade de gênero e no crescimento de economias inteiras. Em 2022, a líder em tecnologia comemorou um ano de sinergia com as organizações especialistas neste tema: a The Nature Conservancy (TNC) e a Water.org.

Responsável por atuar diretamente na conservação de nascentes e mananciais para redução de erosões e maior retenção de água, a TNC, juntamente com a Cummins, conta com o programa “Fundo de Água de São Paulo” que visa assegurar a segurança hídrica nas bacias prioritárias que apresentam forte escassez na região metropolitana da cidade. Entre os avanços, a Cummins comemorou um total de 122 hectares restaurados, com foco na preservação de mananciais. Por meio de microfinanciamento, a Water.org é responsável por levar água às comunidades mais carentes.

Em destaque, o Cummins Powers Women (CPW), cujo foco é a equidade de gênero, visa ao empoderamento feminino por meio de quatro pilares: educação, direitos legais, autonomia econômica e segurança pessoal. Em parceria com a ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), a Cummins promoveu no ano passado o lançamento da versão 2.0 do App Laudelina – Versão WEB, que visa apoiar as trabalhadoras doméstica a terem acesso aos seus direitos.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *