Caminhão conceito agrega uma série de avançadas e sofisticadas soluções com foco em conforto, segurança e conectividade
Crédito: VWCO, Divulgação
Roberto Hunoff
Dentre os 30 novos modelos com motorização Euro VI apresentados durante a Fenatran 2022, a Volkswagen surpreendeu com o lançamento do Meteor Optimus, caminhão conceito que agrega uma série de soluções avançadas focadas em conforto, segurança e conectividade. Exemplos são a inovadora aerodinâmica, as câmeras no lugar dos retrovisores e o massageador no banco do motorista. Também agrega sistemas inteligentes visando uma operação mais eficiente, possibilitando que o veículo alcance economia de até 8% no consumo de combustível, segundo a montadora. Com preço estimado em R$ 1 milhão, o modelo pode ser personalizado de acordo com as necessidades do cliente.
Pioneira na pesquisa com fontes alternativas de energia, a marca também inovou no combustível do Meteor Optimus, que chega pronto para rodar também com HVO, considerado o diesel verde, formulado a partir de óleo vegetal hidrotratado. O HVO tem sido apontado como promissor para a matriz energética nacional, embora ainda não seja comercializado em larga escala. Abastecido com HVO, o modelo pode alcançar redução de até 90% nas emissões de CO² quando comparado ao diesel tradicional do mercado.
O veículo vem com um sofisticado conjunto de defletores, que vão desde o teto, passando pelas laterais da cabine e também do chassi, e incorporando uma proteção de borracha em toda a parte inferior, para assegurar a maior aerodinâmica, que se beneficia ainda de pneus especiais de baixa resistência ao rolamento. As calotas também vêm com uma turbina acoplada para diminuir o arraste ao mesmo tempo que maximizam a refrigeração do sistema de freios. O Optimum é oferecido na configuração do Meteor 29.530 6×4.
O modelo também vem com o predictive shifting, controle eletrônico que antecipa em até dois quilômetros as condições de rodagem para atuar de uma forma mais eficiente na troca de marchas e oferecer melhor performance na operação. O motorista passa a desfrutar de maior campo de visão, com alcance de mais de dois quilômetros, proporcionado com o sistema de quatro câmeras e três monitores.
O revestimento interno é mais ecológico, feito com grafeno, para diminuir a pegada de carbono do modelo, e traz ainda tratamento antiviral e bactericida. O caminhão também já vem com painel 100% digital e central multimídia de 10 polegadas.
Maior capacidade de carga
A linha Euro VI de caminhões Volkswagen também evoluiu para assegurar maior eficiência, conforto, segurança e tecnologia. A empresa reformulou os modelos das famílias Delivery, Constellation e Meteor, todos testados e aprovados na maior frota de protótipos construída pela montadora, com mais de 100 veículos envolvidos, para garantir a solução ideal para cada segmento. “O resultado é um portfólio que entrega em média 10% mais de eficiência operacional, com economia de combustível, maior capacidade de carga e inovações em conforto, segurança e tecnologia”, definiu o presidente e CEO Roberto Cortes, ao lembrar o investimento de R$ 1 bilhão no desenvolvimento da linha.
As novas configurações de trem de força resultaram no aumento da capacidade de carga útil, bem como em uma economia de até 5% no consumo de combustível na comparação com a geração anterior. Também foram agregados itens de segurança, como os controles de estabilidade e de tração, além do sistema de assistência de partida em rampa. A nova geração traz ainda faróis reguláveis que direcionam o feixe de luz para o melhor ponto da estrada.
A família Delivery ganhou um novo visual com luzes de condução diurna, luzes de posição e lanternas em LED. Os modelos 9.180 e 11.180 têm maior PBT, de 9.200 kg e 11.180 kg, respectivamente. O ganho beneficiou inclusive o e-Delivery, tanto a versão de 11 quanto 14 toneladas, que passam a ter 10% a mais de capacidade de carga. O veículo incorpora um pacote ainda mais tecnológico, com nova central multimídia, novos faróis e sistema de alerta de frenagem.
Além de uma nova identidade visual, os modelos Constellation acima de 18 toneladas contam com novo sistema de direção e suspensão dianteira mais robusta. Também ganharam maior capacidade técnica de carga e novo trem de força, com mais potência e torque. A família cresceu com novos caminhões off-road: Constellation 27.260, 31.320 e 32.380, todos com tração 6×4, e 33.480 6×4 Tractor. Os extrapesados, de 19 a 25 toneladas de PBT, incorporam várias inovações tecnológicas. A família Meteor é agora equipada com o motor MAN D26 de 13 litros, desenvolvido e produzido no Brasil, que vem com novo sistema de emissões SCR e EGR para atender a legislação Proconve P-8. Para ampliar ainda mais a conectividade, todos os caminhões Volkswagen sairão de fábrica, a partir de 2023, já conectados à plataforma RIO, que oferece inúmeros serviços digitais.
Roberto Cortes também anunciou a venda dos primeiros 20 veículos autônomos da montadora, que terão como destino final aplicações no agronegócio. O comprador é o Grupo Ramos, maior cliente da marca nesse segmento, que receberá unidades do Constellation 31.280 8×4 com automação na direção.
O executivo ainda comentou sobre a nova parceria para o fornecimento de soluções de carregamento para o e-Delivery e energia solar. A Brasol, empresa do grupo Siemens, é a nova integrante do e-Consórcio, criado para viabilizar a eletromobilidade, e assumirá a responsabilidade pela instalação, operação e manutenção de equipamentos a um custo fixo para o cliente.