Volksbus 22.260 S entrega até 8% de economia de combustível e um completo pacote de segurança ativa
Redação TranspoData
Foto Volkswagen, Divulgação
A Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou o modelo Volksbus 22.260 S, também conhecido como o superônibus VW, por ter a maior capacidade técnica do seu segmento urbano, transportando até cerca de 115 passageiros, com encarroçamentos que podem chegar a 15 metros. O novo chassi chega ao mercado com mais de 100 unidades encomendadas por diferentes clientes pelo Brasil.
Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da VWCO, assegura que o modelo combina o aumento de 30% na capacidade de transporte com custo operacional reduzido em comparação a outros veículos maiores, como os articulados. “Já conquistamos algumas das principais praças do Brasil com seu antecessor e a expectativa com o Volksbus 22.260 S está alta graças a uma configuração que entrega os anseios do transporte de passageiros: mais eficiência e conforto, aliados à tecnologia e muita segurança”, assinala.
Equipado com motor D08 calibrado com uma ampla faixa de torque máximo, o veículo proporciona, de acordo com a montadora, a performance adequada para a operação, com uma economia de combustível que pode atingir 8% com a nova configuração do trem de força. Um dos trunfos do modelo é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira, o que permite que o chassi alcance a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilite as mais diversas configurações, de acordo com a necessidade da operação.
Em conforto, um dos atrativos é a suspensão pneumática, item fundamental para o bem-estar a bordo, principalmente em terrenos de pavimentação acidentada, além de diminuir o custo de manutenção. Também é equipado com novo volante multifuncional com coluna com multirregulagem de série para contemplar as mais variadas alturas de condutor. A nova posição do motorista permite melhor ergonomia e maior campo de visão.
A alavanca do câmbio foi reposicionada no painel para tornar a direção mais fácil e ergonômica e os demais componentes do cockpit também foram repensados para favorecer ângulo de visão e conforto para o motorista. O novo sistema de direção reduz em até 30% o esforço nas manobras, estando ainda mais preciso.
O Volksbus 22.260 S também está mais tecnológico. O painel de instrumentos agrega mais 70 funcionalidades de forma a facilitar a operação do veículo, com dados que apoiam a rotina diária, como informações sobre a viagem, consumo, autonomia, desempenho na direção e indicações de falhas e diagnósticos.
O novo Volksbus 22.260 S é equipado com um pacote de soluções de série de segurança ativa que atuam de forma automática. Precisão para partida em rampa, maior estabilidade em curvas e máxima aderência ao solo, além de controles de frenagem, são exemplos da inteligência embarcada nos ônibus VW e que já saem disponíveis como padrão de fábrica.