Local integra série de investimentos recentes da companhia no Corredor Norte

Redação TranspoData

Foto VLI, Divulgação

A VLI entregou um novo centro de controle operacional (CCO), no Terminal Portuário São Luís (TPSL), em Maranhão. A nova estrutura tem como foco a excelência operacional, utilizando a tecnologia para dar ainda mais eficiência, agilidade e segurança à operação local, que tem importância estratégica para o escoamento da produção do Matopiba, além dos estados do Pará, Goiás e Mato Grosso, por meio do Corredor Norte, operado pela VLI. No TPSL, são realizadas as operações de descarga ferroviária de soja e milho, ferro gusa e manganês, como também é realizado o embarque de navios com esses mesmos produtos.

Com a tecnologia do novo CCO, a VLI está automatizando processos, incluindo o controle de estoque nos silos e armazéns. Também foram introduzidos sistemas de automação na descarga e no embarque, juntamente com circuito fechado de TV, para aumentar os níveis de segurança operacional e permitir o manuseio de volumes ainda maiores com eficiência. “Os portos do Arco Norte, acessados por meio da Ferrovia Norte-Sul, são o caminho natural para o escoamento da produção da região, por isso têm crescido cada vez mais em importância para a pauta de exportações brasileiras’, explica Douglas Marques, gerente-geral de Terminais e Portos do Sistema Norte da companhia.

O executivo destaca que o CCO impacta positiva e diretamente na fila de espera de navios. “Ele nos dá uma fila de navios saudável, garantindo que a atracação e desatracação dos navios ocorram conforme o planejamento”, ressalta.

O CCO é uma sala equipada com câmeras de monitoramento que supervisiona todas as operações portuárias, incluindo a movimentação de pessoas e máquinas, além de coordenar frentes de operações e manutenção. Funcionando como um centro de comando centralizado, controla a inicialização de equipamentos, gerencia fluxos de comunicação com a ferrovia, opera e mantém o porto, a Empresa Maranhense de Administração Portuária e as agências marítimas.

A nova estrutura está alinhada com a política da VLI em fortalecer a infraestrutura da região. Recentemente, a empresa adquiriu 168 vagões Hopper HTT e três locomotivas para operar na Ferrovia Norte-Sul, em investimento de aproximadamente R$ 200 milhões. Os vagões já estão operando no transporte da atual safra.

No último ano, a companhia registrou recorde de movimentação de carga no Corredor Norte, com 14,5 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil), contra 14,1 bilhões em 2022, recorde anterior. No último ano, a companhia também registrou seu melhor resultado no Terminal Portuário São Luís, com 5,6 milhões de toneladas movimentadas, contra 5,4 milhões em 2022.

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