Carga de 75 mil toneladas teve origem no Terminal Integrador de Araguari, no Triângulo Mineiro
Redação TranspoData
Foto VLI, Divulgação
A VLI concluiu, na semana passada, o primeiro embarque de milho para a China via Espírito Santo, utilizando o Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Porto de Tubarão. A movimentação da carga de 75,5 mil toneladas, oriunda do Terminal Integrador de Araguari, parte do sistema integrado da VLI em Minas Gerais, marcou a concretização de um processo estratégico iniciado em fevereiro de 2025, quando o terminal concluiu sua habilitação para se tornar uma via de escoamento ativa em direção ao maior mercado importador da commodity no mundo, após atender a uma série de especificações técnicas e sanitárias.
A habilitação abre novas oportunidades aos clientes da companhia atendidos pelo Corredor Leste, que conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário capixaba. A operação é realizada pela Ferrovia Centro-Atlântica, controlada pela companhia, e a Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde a VLI está em processo de transição para o novo modelo regulatório de operação, como agente transportador ferroviário de cargas. “Ao conectar regiões produtoras relevantes por meio do Corredor Leste, fortalecemos a cadeia de suprimentos e contribuímos para a expansão do comércio exterior do Brasil. Essa nova rota de exportação é um exemplo de como inovamos para atender os clientes dos segmentos de maior impacto na economia brasileira, como é o caso do agronegócio”, afirma Daniel Schaffazick, diretor de operações do Corredor Leste da VLI.
Para obter a habilitação, o TPD passou por minucioso processo de cadastro junto ao Sistema de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura. Esta etapa incluiu o registro completo do terminal como armazém portuário para a exportação de milho à China, com a apresentação de documentações, como o manual de boas práticas de fabricação, e a implementação de um sistema de monitoramento de micotoxinas e resíduos de agrotóxicos nos grãos armazenados. A adequação também exigiu a capacitação de colaboradores para garantir a total conformidade com os padrões chineses.
A VLI ainda mantém no Espírito Santo um fluxo contínuo de importação e exportação de diversas cargas, como farelo, fertilizantes, celulose, insumos e produtos siderúrgicos. Por meio do Corredor Leste, a empresa movimenta anualmente cerca de 16,7 milhões de toneladas por ferrovia e 16,2 milhões de toneladas nos portos capixabas.