Empresa, uma das mais tradicionais do país, completou 65 anos de história, em junho

Roberto Hunoff

Fotos Divulgação, Scania

Com 65 anos de história, celebrados em 14 de junho, a Viação Santa Cruz adquiriu um lote de 52 modelos Scania K 370 4×2, equipados com novos motores Euro 6, mais rentáveis e econômicos, e menos poluentes. Trata-se do maior volume de ônibus 4×2 Euro 6 vendido para um só cliente, até o momento, pela montadora. O suporte diário para as operações da Santa Cruz está sob responsabilidade da Casa Scania WLM Quinta Roda.

A nova frota mostra a força de uma das mais tradicionais empresas de transporte de passageiros do país. A Santa Cruz misturou sua jornada com os próprios desenvolvimentos dos estados de São Paulo e Minas Gerais, onde opera. Atualmente, seu foco está cada vez mais voltado para os valores ESG, visando ao atendimento dos milhares de clientes em mais de 100 cidades, passando por três grandes eixos rodoviários.

De acordo com o proprietário Francisco Mazon, a frota é 100% Scania, conectada e com o pacote mais completo, o Desempenho. “Com os novos 52 chassis, teremos uma idade média total de apenas dois anos. Todos terão freio auxiliar Scania Retarder para a máxima segurança dos passageiros”, salienta. As novas carrocerias serão Marcopolo G8.

Para comemorar os 65 anos, a empresa escolheu um ônibus especial com chassi Scania K 400 4×2. É um modelo diferente com pintura vintage. “Tenho orgulho deste ônibus, prefixo 1958, ano da nossa fundação. É um veículo completo, com interior muito confortável e todos os opcionais que a Scania oferece, além do sistema ADAS de máxima segurança”, completa.

A primeira linha de ônibus no interior do estado de São Paulo foi inaugurada em 1958 pelo empresário Eugênio Mazon, por meio da Viação Santa Cruz. Durante sua história, a empresa investiu na constante renovação da frota, em busca dos melhores equipamentos de mobilidade, e tratou de desenvolver e preservar os melhores talentos, o que culminou em profissionais comprometidos com a excelência em cada detalhe.

A preocupação com os compromissos da Agenda ESG levou a viação a implementar ações ambientais, sociais e inovadoras em gestão. No legado social, a Santa Cruz ficou conhecida pela fundação do Instituto da Criança e do Adolescente de Mogi Mirim, idealizado por Sophia Mazon, conhecida como “Dona ICA”, mãe de Francisco Mazon, e que rendeu à empresa prêmios como o Criança Esperança e o Melhores ONGs – reconhecimento conquistado durante três anos consecutivos.

A Viação Santa Cruz também se engajou socialmente em diversas campanhas relevantes, como a campanha internacional Laço Amarelo, para redução de acidentes de trânsito, incluindo a Semana Internacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Ambientalmente comprometida com os 17 objetivos da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, a Santa Cruz também se destaca por iniciativas em favor da preservação da biodiversidade, incorporando em suas operações a manutenção preventiva da frota, teste de controle de opacidade, programa de conscientização de economia do diesel, componente Arla para frota sustentável, gestão de resíduos, estação própria de uso de água, renovação de toda iluminação para LED e recapagem dos pneus.

Os clientes têm à disposição uma robusta infraestrutura de tecnologia de comunicação e relacionamento. A Santa Cruz lançou vários canais digitais, como o website oficial e mídias sociais, além de facilidades de acesso à compra de passagens, como o Embarque Express, que permite a apresentação da passagem na tela do celular, sem impressão e perda de tempo em fila.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here