Em mais de nove décadas, a empresa saiu dos pouco mais de 10 passageiros para média anual atual de 2,5 milhões de clientes
Roberto Hunoff
Foto Viação Catarinense, Divulgação
Há 95 anos, a Viação Catarinense ajudava a escrever o início da história da mobilidade na Região Sul. Em 13 de abril de 1928, a jardineira da empresa começava a transportar pessoas de uma cidade a outra de forma pioneira no Brasil, tornando-se a primeira companhia de transporte rodoviário do país. Ao longo das mais de nove décadas, os veículos que só conseguiam transportar uma média de 16 pessoas por vez, deram lugar a ônibus mais modernos, equipados com aparatos tecnológicos, capazes de garantir mais conforto e segurança a quem viaja.
Durante sua história, a empresa passou de duas cidades atendidas para as atuais 147, sendo a maioria concentrada em Santa Catarina. Nos últimos quatro anos, foram mais de 130 milhões de quilômetros percorridos para conectar mais de 10,4 milhões de passageiros às regiões Sul e Sudeste do país. Desde 1995, a Viação Catarinense embarca ao lado do Grupo JCA, um dos maiores do segmento rodoviário de passageiros e detentor de algumas das marcas mais tradicionais do setor, o que permitiu ampliar rotas para contribuir com o deslocamento não apenas dos catarinenses, mas também entre diversos outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro.
A marca foi inserida na estratégia de inovação proposta pelo grupo JCA, com a introdução ao longo dos anos de soluções tecnológicas que têm como intuito facilitar o acesso dos usuários às viagens, além de oferecer mais comodidade e conforto da compra ao destino final. Da série de medidas tomadas, se destacam a implementação do bilhete de passagem eletrônico, permitindo embarcar diretamente na plataforma sem a necessidade de emitir um papel, e o primeiro programa de fidelidade do transporte rodoviário, o Clube Giro, onde é possível acumular pontos e ser recompensado com prêmios e descontos para compra de passagens. “Ser a primeira empresa a transportar passageiros de uma cidade a outra no país e manter-se sólida no mercado, mesmo após décadas, é um sinal de que a marca inovou e segue se reinventando ano após ano”, comemora Anuar Helayel, diretor da Viação Catarinense.