Novos veículos fazem parte de um grande investimento do Grupo JCA para oferecer mais conforto e segurança aos passageiros
Redação TranspoData
Foto Grupo JCA, Divulgação
A Viação Catarinense, marca do Grupo JCA com mais de 90 anos, trabalha para garantir o máximo de conforto e segurança aos passageiros. Na última renovação de frota, investiu na compra de 118 ônibus em parceria com a Scania e a Marcopolo. Os novos ônibus já estão a serviço da empresa para as rotas focadas nas regiões Sul e Sudeste.
Entre 2024 e 2025, a Viação Catarinense comprou 58 veículos da Scania com chassis K320 e 60 do modelo K450, estes do tipo double-decker. Todos estão equipados com motores que fazem parte da classificação Euro 6, mais eficientes energeticamente e menos poluentes ao meio ambiente, além de terem carrocerias da Marcopolo na linha Paradiso G8.
Os novos ônibus possuem isolamento acústico para viagens mais silenciosas, além de poltronas reclináveis e ergonômicas com mais espaço, sistemas de ar-condicionado mais eficientes, apoio para pernas e pés, banheiro e tomadas USB individuais para carregar celulares. Nas categorias cama e semileito, o sinal de internet wi-fi também é disponibilizado.
Anuar Helayel, diretor executivo da unidade de transporte de passageiros do Grupo JCA, acrescenta que os novos veículos adquiridos, aliados às soluções digitais, estão preparando a operadora para um futuro mais limpo, eficiente e conectado. O processo de renovação e modernização da frota da Viação Catarinense faz parte de um investimento de R$ 1,4 bilhão do Grupo JCA que busca acelerar a transformação do setor rodoviário brasileiro, incluindo também as viações 1001 e Cometa. Em 2026, mais 250 ônibus devem ser encomendados junto à Scania e à Marcopolo.






