Uma picape que parece ter sido feita sob medida para frotistas

Ford Ranger XLS 3.0 é a picape perfeita para quem precisa de um veículo misto para trabalho e lazer

Mauro Cassane, editor

TranspoData, Imagem

Avaliamos a versão mais cara da série XLS da Ranger. Pode-se dizer que é a topo de linha da série XLS. É a única XLS equipada com o motorzão Ford de 3.0 litros, um V6 diesel nervoso com incríveis 250 cv de potência e 600 Nm de torque. A  Ranger XLS 3.0 4WD tem preço sugerido de R$ 279.990,00.

Para quem não sabe, é bom deixar claro: a sigla “4WD” significa, em inglês, “All Wheel Drive”, sistema responsável por enviar tração, separadamente, para cada uma das rodas (o que melhora, e muito, a estabilidade do carro, evitando, principalmente, derrapagens).

As versões XLS da Ranger, abaixo dessa, não possuem esse sistema 4WD. Já a versão imediatamente superior da picape da Ford, a XLT 3.0 4WD (preço sugerido de R$ 289.990), é única. Acima da XLT vem duas versões mais Premium, batizadas de “Limited” com preços de R$ 319.990,00 e R$ 349.990,00 (essa topo de linha vem com pacote completo de itens de luxo e conforto).

A XLS intermediária, completa, é um meio termo perfeito para quem quer uma picape de trabalho que também serve muito bem para uso pessoal como carro de passeio. Medida certa para os frotistas leitores de Transpodata. É um carro que oferece ao mesmo tempo, de maneira harmonizada, luxo e praticidade operacional.

Vencedora do prêmio “Picape do Ano”, da Autoesporte, a Ranger surpreende em todos os principais quesitos que são valiosos para picapes médias: performance, conforto e dirigibilidade. O motor V6 é assombrosamente potente. Basta triscar o pé no acelerador e o bicho responde com força bruta sem, contudo, fazer alarde. É um motor silencioso e, neste quesito, soma pontos quando pensamos em conforto.

A transmissão de 10 velocidades (a mesma que é usada, com ajustes, no esportivo Mustang e na picape oversize F-150) oferece dirigibilidade segura fazendo trocas rápidas, especialmente quando é preciso retomar velocidade em ultrapassagens. É altamente confiável o trem de força câmbio e motor.

No mercado nacional, só a VW Amarok (que ainda não testamos) é um pouco mais potente e vem equipada com motor V6 de 254 cv (não diria que essa diferença pode ser sentida pelo condutor). O que sentimos percorrendo 450 quilômetros com a Ranger é que é uma picape completa que atende, com honestidade, todas as expectativas de seu público-alvo: potência, força, boa para o trabalho duro em situações off-road e perfeita para o lazer, dia a dia e passeio com a família.

A direção elétrica, agora comum em todas as picapes mais modernas, é item que deveria ser de série. Melhora, e muito, a dirigibilidade. Internamente destaca-se ergonomia equilibrada com ênfase para a tela Multimedia Sync 4 com tamanho generoso de 10″. Neste verdadeiro tablet a bordo é possível dividir a tela e controlar várias funções simultaneamente como configurações da picape, ar-condicionado, música e telefone.

Na cidade, em trânsito intenso, é possível tocar no modo econômico (ECO), curtindo a comodidade do sistema “star&stop” que deliga o carro assim que totalmente parado e o religa com um ligeiro alívio no pedal de freio. Na estrada, vai bem o modo “Normal” que dá respostas mais ágeis especialmente nas retomadas de velocidades e ultrapassagens. Se for puxar carreta, indica-se o modo “Rebocar” e há, ainda, o modo “escorregadio” para pisos laminados com água ou terra molhada.

Na terra, aliás, a Ranger parece encontrar seu habitat natural. Avaliamos em piso com lama fina e lisa, e o comportamento foi seguro e confiável. Se souber tocar, e não exagerar na aceleração que, por entregar muita potência, pode fazer a parte traseira rebolar, a Ranger passa fácil por obstáculos que normalmente geram estresse em outros condutores de veículos 4×4.

O controle automático em descidas é outra comodidade que alivia a carga de estresse em situações mais difíceis e com terrenos instáveis e escorregadios. Na estrada a condução é perfeita e mesmo com tanta potência as frenagens, quando exigidas, funcionam com exatidão (nas quatro rodas atuam freios a disco).

A  Ranger XLS 3.0 4WD é uma grata surpresa para os amantes de picapes. Quem, de fato, busca uma picape média para uso misto (trabalho e passeio) e não apenas para lazer e rodar no asfalto, certamente ficará satisfeito com este veículo que a engenharia da Ford acertou em todos os quesitos considerando literalmente o tipo de comprador que busca este tipo específico de picape.

 

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