Sistema de bilhetagem digital amplia as alternativas ao usuário e marca avanço no transporte coletivo urbano na cidade
Redação TranspoData
Foto Empresa 1, Divulgação
Os usuários do transporte coletivo em Uberlândia (MG) ganharam uma nova alternativa para pagar a tarifa de ônibus na cidade: o PIX. O município iniciou, em janeiro, um projeto piloto que permite o pagamento diretamente nos validadores embarcados. Desenvolvida pela Empresa 1, centro de inovação em mobilidade urbana, a solução oferece mais comodidade aos passageiros e reforça o movimento de modernização dos sistemas de bilhetagem em todo o país.
A funcionalidade permite que o passageiro utilize o celular para escanear um QR Code gerado diretamente no validador, realizando o pagamento via PIX de forma rápida, segura e sem necessidade de cadastro prévio. Nas próximas semanas, serão monitorados indicadores de adesão do público e desempenho operacional da solução.
A implantação foi realizada pela Empresa 1, em parceria com a Ubertrans. A tecnologia é responsável pela integração entre o sistema de cobrança embarcado e os meios de pagamento instantâneo, garantindo rastreabilidade e conformidade com os requisitos do setor.
Para o diretor da Empresa 1, João Valle, a iniciativa em Uberlândia representa um passo importante na democratização do acesso ao transporte público. “Ao incorporar o PIX à bilhetagem, ampliamos as opções para o passageiro e oferecemos mais flexibilidade ao sistema, ao mesmo tempo em que ampliamos a segurança e eficiência na gestão dos recursos”, afirma.
Lembra que o modelo ainda contribui para a segurança com a redução do uso de dinheiro em espécie, diminui custos operacionais e oferece mais agilidade na prestação do serviço. “Para os gestores públicos e operadores, a solução representa também uma ferramenta estratégica no esforço de reconquistar passageiros e modernizar a experiência de mobilidade urbana”, completa.






