Trensurb retoma atividades com operação especial

Sistema ficou paralisado por 27 dias em razão das enchentes no Rio Grande do Sul

Redação TranspoData

Foto Trensurb, Divulgação

A Trensurb, operadora do trem urbano da Região Metropolitana de Porto Alegre, retomou parcialmente a sua operação após 27 dias de paralisação em razão das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio. Os trens voltaram a circular no dia 30 e operam entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, das 6h às 20h, com intervalos de 35 minutos entre as viagens.

A operação emergencial batizada de Trilhos Humanitários visa atender às necessidades de deslocamento da população e não tem cobrança de passagem, vez que os sistemas de bilhetagem da Trensurb também foram afetados pela calamidade e seguem inoperantes. “Os impactos das chuvas foram grandes na infraestrutura da companhia e parabenizamos toda a equipe pelo empenho em restabelecer a operação”, destaca Joubert Flores, presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

De acordo com a Trensurb, dois trens circulam no trecho Mathias Velho (Canoas) a Unisinos (São Leopoldo) por ambos os lados da ferrovia, enquanto um único trem faz o trajeto de ida e volta, em via única, entre as estações Unisinos e Novo Hamburgo. É necessário o transbordo na Estação Unisinos para aqueles que forem seguir viagem. Isso ocorre pois os trens foram recolhidos para a via, no trecho elevado entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, a fim de serem preservados do alagamento do pátio da empresa, situado no Bairro Humaitá, em Porto Alegre.

São 13 estações atendidas nos municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo, num trajeto de 26 quilômetros, com capacidade para atender cerca de 30 mil passageiros por dia. Em condições normais, a Trensurb transporta aproximadamente 110 mil passageiros nos dias úteis.

A campanha Trensurb Abraça, de auxílio aos metroviários da companhia afetados pelas enchentes no estado, permanece em andamento. Os interessados em ajudar podem acessar o link https://bit.ly/trensurbabraca.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *