TRANSVALE 03

Transvale celebra 50 anos de atividades

Em meio século, empresa saiu de quatro para 500 funcionários e de três para 130 caminhões

Redação TranspoData

Foto Transvale, Divulgação

A Transvale, empresa de logística com sede em Cascavel (PR), celebra 50 anos de existência e expansão constante. Em cinco décadas, a empresa passou de quatro para 500 funcionários, de três para 130 caminhões e de atuação regional para operações em oito estados, além da entrega superior a 190 milhões de toneladas em cargas em mais de 4,5 milhões de viagens.

Ao longo deste período, tornou-se uma das empresas referência na terceirização e suporte aos mais de 255 mil motoristas responsáveis por mais de 1.500 viagens por dia. “Somos uma empresa consolidada no mercado logístico, seja pela capacidade de entrega seja por investirmos constantemente em tecnologia e formação de motoristas”, ressalta o CEO Ivo Ilario Riedi Filho (foto).

A empresa foi fundada em 28 de julho de 1975, em Palotina (PR), para escoar a produção de grãos do grupo I. Riedi. Em 1985, expandiu as operações para atender empresas como Cargil, Coopersucar e Bunge, ampliando a frota própria e expandindo as parcerias com motoristas terceirizados, além de inaugurar sede própria. A matriz da Transvale mudou as instalações para em Cascavel (PR), em 2012, onde permanece.

Atualmente, a companhia tem mais de 70 filiais distribuídas em oito estados e base operacional de Cordeirópolis (SP), estabelecida em 2024. A empresa transporta açúcar, grãos, insumos agrícolas, biomassa, cargas industriais entre outros produtos.

A frota de 130 caminhões opera com implementos rodoviários dos modelos graneleiro, tanque, caçamba basculante, sider e piso móvel. Um terço dos veículos está equipado com placas solares, responsáveis por dobrar a vida útil das baterias.

A Transvale investe em programas para manter a segurança do transporte de cargas. A empresa criou o programa Caminhos Seguros, além de ofertar cursos de direção consciente e capacitação frequente dos motoristas em práticas de condução segura.

Os caminhões estão equipados com telemetria, logger e cerca eletrônica. A coleta de dados de todas as viagens é constante e fundamental para a gestão eficiente das operações. Todos os veículos dispõem de câmera DMS (driver sattus monitoring), com inteligência artificial, que reconhece os movimentos faciais do motorista, revelando fadiga e distração. O suporte tecnológico se completa com a torre de fadiga, sistema de monitoramento contínuo que emite alarme quando detecta qualquer condição do condutor que possa causar acidente.

Os motoristas autônomos, como parceiros da Transvale, recebem a mesma atenção e o suporte nas mais de 70 filiais. Os parceiros recebem pacote de vantagens como abastecimento, vale pedágio e pagamento de fretes, entre outros. A empresa tem iniciativas como a formação de novos motoristas, programa Menor Aprendiz, protocolos de inclusão de PCD e o desenvolvimento de lideranças femininas.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
error: Content is protected !!