Expectativa é que mais de 3 milhões de volumes sejam entregues diariamente durante o evento
Roberto Hunoff
Foto Divulgação
Data importada dos Estados Unidos, a Black Friday, no Brasil, está marcada para a sexta-feira (29). Este dia indica um período no qual o varejo oferece descontos aos seus clientes e esta ação afeta diretamente o transporte rodoviário de cargas (TRC). Segundo pesquisa realizada pela Rcell, cerca de 70% dos varejistas esperam aumentar suas vendas nesta data. De acordo com a Confederação Nacional de Transportes, mais de 65% desses produtos, importados ou produzidos internamente, utilizam o TRC para que as mercadorias cheguem ao estabelecimento revendedor ou consumidor final.
Para o diretor de e-commerce do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região, Guilherme Juliani, a data é um dos períodos mais movimentados para o setor. A estimativa é que o volume de entregas no Brasil ultrapasse três milhões de pacotes diários, o que gera uma pressão adicional sobre as operações logísticas. “O maior desafio do setor no período será atender essa demanda crescente com velocidade e eficiência, sem comprometer a qualidade do serviço”, alerta.
Para acompanhar esse aumento, as transportadoras antecipam-se reforçando as equipes com contratos temporários. De acordo com Juliani, em todo o setor de logística, as contratações temporárias podem ultrapassar as 100 mil vagas no Brasil, com uma alta demanda por motoristas, ajudantes de carga e funções administrativas. Este tipo de contratação é visto como uma oportunidade pelo mercado que necessita de mão de obra e aproveita para avaliar desempenhos individuais de cada profissional.
Para auxiliar neste período atípico, a entidade promove estratégias de atendimento junto aos associados. “Temos um papel muito importante na preparação dos transportadores para datas de alta demanda, como Black Friday e Natal. O objetivo é alinhar as necessidades do varejo online com as capacidades logísticas, garantindo que o transporte de mercadorias seja feito de forma eficiente e dentro dos prazos exigidos pelos consumidores”, completa.
O trabalho em conjunto com os associados pode estimar o volume de vendas, identificando quais regiões terão maior demanda de produtos e com troca de informações em tempo real para solucionar imprevistos. Com essas informações, os transportadores podem ajustar as operações com antecedência, reforçar as equipes e otimizar as rotas. “O planejamento logístico para a Black Friday é essencial para mitigar riscos, como congestionamentos, que podem afetar o tempo de entrega. Dessa forma, 40% das entregas podem ser impactadas por questões de tráfego em grandes centros urbanos, o que exige que as transportadoras ajustem rotas e horários com antecedência”, pondera.
Plano de pico
Comprometida em oferecer a melhor experiência aos consumidores durante a Black Friday, a Jadlog organizou um plano de pico para as suas operações neste período. Com uma projeção de crescimento no volume de cargas em comparação ao evento de 2023, o plano abrange todas as áreas da transportadora para atender tanto as compras realizadas nessa data quanto a esperada antecipação das promoções por parte de alguns varejistas, além da grande parte das movimentações previstas para depois da Black Friday. “Consultamos os principais clientes embarcadores do e-commerce sobre as expectativas de cada um em relação às vendas de Black Friday, e a expectativa é muito positiva. Estruturamos o nosso plano de pico com base nisso a fim de reforçar as operações e manter a qualidade nas entregas”, afirma Bruno Tortorello, CEO da Jadlog.
30% de crescimento
A JSL espera aumento de 30% no volume movimentado durante a Black Friday. O CEO Ramon Alcaraz destaca que o crescimento nas entregas aumentou de 10% a 12% na primeira semana de novembro na comparação com outubro e setembro. “Fazemos algo em torno de 10 milhões de transferência nos middle miles, que é o abastecimento dos centros de distribuição maiores para os menores. Estamos falando de um aumento de três milhões de pacotes a serem transferidos para os CDs menores”, explica.
Na operação da FSJ, adquirida pela JSL, o impacto da Black Friday é ainda mais específico. A FSJ projeta aumento de 20% a 30% na frota durante o período, adicionando veículos que podem se converter em rotas fixas conforme a demanda se mantém. A Fadel Transportes, outra adquirida da JSL, deu início a um projeto no qual 100 veículos fazem parte de uma frota fixa dedicada para a operação de uma das maiores plataformas de compras online. São 50 veículos no Rio de Janeiro e 50 em Porto Alegre. Para o mês da Black Friday, a expectativa é rodar cerca de oito milhões de quilômetros e entregar 260 mil pacotes, com um volume de 5.000m³.
Aposta nos pequenos e médios negócios
A Loggi estima crescimento de 15% para essa Black Friday, para entregas locais e nacionais, comparado ao ano passado. Além do movimento maior de vendas de grandes marcas e marketplaces com entregas em todo o Brasil, outro destaque para este mês é um significativo incremento para os pequenos e médios negócios. A expectativa é dobrar o volume de pacotes transportados este ano, demonstrando o fortalecimento do comércio online neste segmento.
Entre as categorias de maior destaque nesta Black Friday devem estar vestuários em geral, seguido por calçados e cosméticos. Entre os dias de maior movimentação devem se destacar a sexta e a segunda (29 e 2), que prometem ser picos de atividade nas operações da Loggi, com a expectativa de ultrapassar mais de 600 mil pacotes, principalmente em Cajamar (SP), principal centro operacional da companhia, seguidos pelos centros de distribuição do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.
Horários diferenciados
A MXP estima alta de até 20% nas entregas durante esta Black Friday. “Nossas operações crescem bastante durante o mês de novembro, muito motivado pela Black Friday. Entregamos com uma demanda muito maior nos centros comerciais diariamente durante esse período. Contamos com uma equipe operacional com turnos em horários diferenciados para atender a demanda, assim conseguimos trabalhar com um maior fluxo de atendimento”, destaca Stefanie Menardo, líder comercial.
De acordo com a executiva, os produtos que mais apresentam crescimento na entrega durante a Black Friday são relacionados à beleza. “Temos uma alta demanda de entrega de produtos de higiene e cosméticos. Para garantir o abastecimento das farmácias e distribuidores, trabalhamos com ainda mais agilidade nas coletas, separação e carregamentos”, ressalta.
A MXP utiliza durante a Black Friday e, ao longo do ano, diversos veículos que vão de comerciais leves a carretas. “A empresa está investindo e otimizando os processos para garantir cada vez mais uma entrega ágil e segura”, garante Stefanie.
Otimismo também no segmento de ônibus
A Buslog, especialista em logística do Grupo JCA, lançou mais uma iniciativa inovadora e sustentável: está usando os espaços dedicados nas diversas garagens das empresas de viação do grupo como centros logísticos destinados para empresas. A medida visa otimizar o processo de escoamento e disponibilização das encomendas, contribuindo com entregas mais ágeis e eficientes.
Dentre as modalidades de entrega, a “Balcão x Balcão”, a mais utilizada pelos clientes e que representa mais de 30% do faturamento da Buslog, é a que mais será beneficiada. Isso porque outras garagens, que até então não eram ponto de entrega ou retirada de itens, agora são. Outra vantagem está no deslocamento entre os centros logísticos e as lojas próprias da Buslog. Com a grande quantidade de ônibus entrando em serviço e recolhendo às garagens ao longo do dia, a disponibilidade das encomendas se tornará ainda mais rápida.
Implementada no segundo trimestre deste ano, a contratação de frete on-line já foi capaz de ampliar em 10,5% as encomendas “Balcão x Balcão”. A Buslog projeta que os centros logísticos devem contribuir para que a empresa tenha um incremento em suas receitas de pelo menos 40% até o fim de 2024. “Temos a expectativa de que tanto pessoas físicas quanto jurídicas vão se beneficiar ainda mais dos serviços ao optarem por utilizar nossas garagens. Afinal, a estratégia de centros logísticos descentralizados já se provou muito eficaz em termos de eficiência e agilidade”, analisa Marcelo Barreto, diretor-executivo.
A eficiência da nova estrutura está sendo colocada à prova durante a Black Friday, um dos períodos em que a Buslog tem maior movimento de entregas. Durante todo o mês de novembro, a empresa oferece descontos para compras pelo site no serviço Balcão x Balcão. Os preços promocionais são válidos para volumes de até 50 quilos, sem limitação de quantidade.
Por meio da solução de logística sustentável, a Buslog envia as encomendas em um compartimento dedicado nos bagageiros de ônibus rodoviários das empresas do Grupo JCA, as quais representam uma frota de mais de 2 mil ônibus, com diversas saídas diárias para cidades do Sul e Sudeste. Possui mais de 100 agências em diversas localidades e parceria com plataformas de fretes, que permitem ao cliente selecionar a opção mais ágil, cômoda e econômica para o envio das encomendas.