Trens registram recordes na taxa de ocupação de Sumaré (SP) para Rondonópolis (MT), carregando diversos tipos de produtos

Redação Transpodata

Foto Brado, Divulgação

O transporte de cargas pela Brado de São Paulo em direção ao Mato Grosso cresceu 25% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2022. Cada vez mais os contêineres que circulam entre Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT) em vagões double stack trafegam cheios, com produtos variados que abastecem o Mato Grosso. O recorde no fluxo em direção ao Centro-Oeste foi em junho de 2022, com taxa de ocupação de 94%. Neste ano, março registrou o maior volume para o mês, com mais de 1 mil contêineres carregados.

Defensivos agrícolas, bebidas, produtos de higiene e limpeza e materiais de construção foram as cargas que contribuíram para o aumento, com crescimento de até 115% no caso dos defensivos. A operação é proveniente das indústrias localizadas na Região Metropolitana de Campinas. São mais de 40 produtos atendidos na operação, democratizando o transporte de cargas pela ferrovia e abastecendo o mercado de consumo no interior do país.

De acordo com Rafael Seijas, gerente executivo de Planejamento da Brado, essa solução logística é uma realidade recente e com potencial transformador na região. “Iniciamos em 2017 esse fluxo no mercado interno e, no primeiro ano, movimentamos 519 contêineres. Passados cinco anos, já ultrapassamos a barreira dos 10 mil contêineres por ano em direção ao Mato Grosso”, informa.

Segundo o gerente, a movimentação de cargas da região industrializada com destino ao interior do país pela ferrovia representa uma quebra de paradigma na logística brasileira. “O fluxo habitual é desequilibrado: os ativos rodoviários e ferroviários vão até os portos cheios e retornam para o interior com grande ociosidade”, explica.

O início dessa rota, em 2017, foi possível pelo crescente transporte de milho de venda interestadual, que sai de Rondonópolis com destino a Sumaré, abastecendo as indústrias da região. “A carga do milho no mercado interno foi importante para nos dar regularidade e cadência. A partir do momento em que conseguimos estabelecer o fluxo de ida de um trem a cada dois ou três dias, foi criado um terreno muito fértil para começarmos a prospectar os clientes do mercado interno a partir de Sumaré, o que basicamente é ocupar o fluxo de retorno”, argumenta. Atualmente, os trens circulam praticamente cheios nos dois sentidos.

Mudanças na estrutura

Atuar em um mercado tão distinto ao usual da companhia, em que prevalece a movimentação de cargas para exportação, exigiu mudanças internas. A área de execução comercial cresceu e se organizou para um trabalho realizado no dia a dia. “O mercado interno é gôndola, muito diferente da exportação. É preciso atuar diariamente com o cliente e conhecer toda a cadeia, ter a consciência de que se houver uma ruptura, o cliente final vai perder a gôndola no supermercado. É um mercado carente de boas soluções e o atendimento personalizado faz a diferença”, afirma Zuleica de Melo, gerente de execução comercial e customer experience.

São dois modelos de operação nessa rota. Na venda direta (door-to-door), o produto sai da indústria e é entregue no cliente final, como um atacadão ou loja de materiais de construção. No modelo transferência de estoque, a carga fica armazenada em Rondonópolis até ser vendida.

As pontas rodoviárias também receberam atenção para otimizar esse novo fluxo. Os resultados já renderam novos projetos, como a substituição de parte dos caminhões porta-contêiner pelos sider no carregamento nas fábricas de bebidas.

Embora a alteração exija uma transferência de carga adicional no terminal intermodal, do caminhão para o contêiner (cross-docking), o ganho de tempo na planta do cliente compensa. O mercado de bebidas foi um dos que mais cresceu em relação a 2022, dobrando o volume na comparação do primeiro trimestre, de 95 para 191 contêineres transportados.

Benefícios

Uma das vantagens para os clientes desse mercado é a possibilidade do estoque em trânsito. O atacadista ou distribuidor pode comprar uma carga na indústria e ainda não ter o espaço físico para receber esses produtos. Enquanto essa compra se desloca pela ferrovia, o estoque estará em trânsito.

Para o mercado de insumos agrícolas, o atrativo é o estoque avançado, que gera valor tanto para a indústria quanto para o produtor. A Brado conta com um armazém em Rondonópolis com os produtos disponíveis à pronta entrega. A indústria conta com espaço de armazenagem fora de sua planta e perto do maior mercado consumidor, facilitando o acesso do produtor conforme a sua demanda.

Outros ganhos apontados pela empresa são a segurança da carga e o processo sustentável da operação. A Brado oferece aos clientes uma calculadora de emissões de CO²: o Green Log. Na ferramenta online, é possível calcular as emissões evitadas com a adoção das soluções multimodais da empresa. Em 2022, os clientes das operações de retorno do mercado interno deixaram de emitir quase 40 mil toneladas de CO², equivalentes à emissão anual de 6,6 mil veículos. Seriam necessárias 220 mil árvores para absorver integralmente esse volume.

 

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