Em 2022, empresa acumulou mais de 660 mil viagens e expandiu a base de motoristas em 63%
Redação Transpodata
Foto Motz, Divulgação
A Motz, transportadora digital que agiliza e simplifica a jornada logística de caminhoneiros e embarcadores, registrou crescimento de 41% no volume transportado em 2022, quando comparado com o ano anterior, totalizando mais de 15,1 milhões de toneladas. A empresa também apresentou aumento de 63% na base de motoristas cadastrados, totalizando mais de 27,5 mil profissionais, e acumulou mais de 660 mil viagens no ano, 32% a mais do que o realizado em 2021. Fatores como o foco na expansão do time comercial e a conquista de novos clientes são apontados pela empresa como responsáveis por estimular a expansão acelerada.
Para 2023, a expectativa é ampliar a empresa como um todo de 20% a 30%. “Queremos dar sequência à estratégia de aumentar a capilaridade do portfólio com o objetivo de atender uma linha ainda maior de produtos para diversos tipos de embarcadores. Também continuamos alinhados com a transformação digital, usando a tecnologia para aumentar a eficiência da cadeia logística e melhorar a experiência dos embarcadores e motoristas na jornada de atendimento”, afirma o CEO André Pimenta.
A Motz foi criada em 2020 pela Votorantim Cimentos para realizar o transporte de cargas de fornecedores da companhia até suas fábricas. Os conteúdos se diversificaram e, hoje, a empresa atende diversos setores e transporta variados tipos de produtos. No agronegócio, a Motz carrega milho, soja, farelos, feijão, fertilizantes e calcário, entre outros. Para as indústrias, materiais de construção, como blocos de concreto, cimento, argamassas, cales e rejuntes; minérios e matérias-primas como gesso, areia, bauxita, coque de petróleo e clínquer.
Com gestão independente e autonomia administrativa, a transportadora digital centraliza a gestão do relacionamento com os caminhoneiros e caminhoneiras por meio da plataforma digital, facilitando desde a seleção dos profissionais até a administração dos contratos, atendendo embarcadores e profissionais autônomos. Na prática, o motorista busca a carga que mais faz sentido, de forma rápida e rotativa, com 100% de transparência com relação aos valores do frete.
Desta forma, a Motz é responsável pelo transporte das cargas do começo ao fim, monitorando e acompanhando todo o processo. “Quando tomamos a decisão de abrir para o mercado, em 2022, tínhamos apenas um cliente, que era a Votorantim Cimentos, e 20 funcionários. Em um ano, saltamos para mais de 130 clientes e 100 colaboradores dentro da organização”, complementa Pimenta. Presente em mais de 100 pontos de expedição, a empresa atua construindo um ecossistema voltado para a valorização do motorista autônomo, com programas e parcerias, desde benefícios para a saúde até descontos na compra de pneus e uso de serviços rodoviários.