Fotos Scania do Brasil

Empresa investiu na aquisição de 50 unidades desde outubro de 2020

A TransMaroni chega a 50 caminhões movidos a gás (natural e/ou biometano) da Scania e entra para a história do transporte nacional com a maior frota já adquirida desta solução alternativa ao diesel. Com isso, a transportadora inicia um novo posicionamento que traz a sustentabilidade como prioridade e conclui um ciclo de investimento na ordem de R$ 50 milhões, em várias ações neste campo e não apenas relativas a esta compra. A Scania atinge a marca de 150 caminhões com esta tecnologia desde o início das vendas em outubro de 2019.

As primeiras 11 unidades foram adquiridas pela TransMaroni em outubro de 2020. Com o desempenho do produto e a visibilidade gerada por novos negócios, comprou outros lotes menores a partir de novembro até, recentemente, nas últimas semanas de maio, e somou mais 39 unidades encomendadas. A maior parte já havia entrado na programação de produção de 2021 e as unidades mais recentes estão tendo o prazo de entrega negociado.

Os veículos serão usados nos segmentos alimentício, varejo, higiene e limpeza, cosméticos e e-commerce rodando pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo e Santa Catarina, que são rotas onde já há infraestrutura para o gás. Parte já tem contratos com B2W, Carrefour, Grupo Big, JBS, L’Oréal, Nestlé e Unilever. “No início das vendas deste produto eram os embarcadores que estavam orientando as empresas que transferem suas cargas a buscar esta solução alternativa ao diesel. Ou seja, as grandes marcas que têm a sustentabilidade como meta e reconhecem a importância de reduzir os impactos das atividades logísticas, contribuindo para as próprias metas relacionadas a ESG (Environmental, Social and Governance)”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. Agora, segundo o executivo, esse cenário vem mudando. “Os transportadores estão buscando adotar práticas mais sustentáveis e nos procuram cada vez mais. Este é o movimento que passa a se tornar o normal”, acrescentou.

“Novo jeito de abordar os clientes”

Gustavo Maroni destaca reconhecimento dos clientes

Gustavo Maroni, diretor operacional da TransMaroni Transportes, explica que a empresa vem passando por mudanças estratégicas ao longo dos últimos anos, a exemplo do transporte de cargas, e, recentemente, a sociedade em razão da pandemia. “Com a frota a gás estamos e vamos entregar um frete com menor impacto. Acreditamos muito nesta filosofia. É um jeito novo de abordagem com os clientes”, alega.

Maroni observa que embarcadores cientes do benefício da sustentabilidade fazem com que este tipo de frete seja melhor remunerado direta ou indiretamente. Por exemplo, contrato fixo de transporte por um período mais longo ou vantagens de prioridade na logística de embarque e desembarque muito mais rápido, o que é uma redução de custos. “Há várias formas de reconhecimento”, comenta.

Ele cita que a empresa também investe em logística reversa, projetos de reciclagem, melhor aproveitamento de resíduos e treinamentos de colaboradores, dentre outros. Para compensar as emissões dos caminhões da frota mantém uma parceria com a SOS Mata Atlântica, pela qual já foram plantadas 14 mil mudas. “Mas ainda temos muitos desafios com a distribuição do gás natural e do biometano no país”, ponderou.

Parceria para melhorar distribuição

Para viabilizar cada vez esta alternativa, a Scania fechou parceria com a Comgás, visando diminuir os gargalos da distribuição. A Comgás está investindo na ampliação da rede de dutos em polos estratégicos onde há uma demanda iminente por gás natural. Serão mapeados corredores e rotas logísticas para aumentar o número de pontos de abastecimento de gás natural e biometano no estado de São Paulo. O plano ainda contempla a avaliação para instalação de postos de abastecimento em garagens de frotistas e/ou operadores de ônibus. A Comgás tem como meta inserir o biometano em sua rede de dutos, nos moldes do que ocorre há vários anos em países da Europa.

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