Empresa vai começar a comercializar no País o modelo Hiace, que já está na sexta geração no mundo, e conta com o mesmo trem de força das picapes Hilux
Mauro Cassane
Toyota, Divulgação
A partir de hoje as quase 300 revendas Toyota espalhadas pelo Brasil vão começar a oferecer um produto que foge um pouco do que os clientes da marca estão habituados a encontrar por lá: em vez de carro de passeio ou picape, agora o negócio será direcionado a frotistas e transportadores em geral. O produto? A van Hiace, que já é bem conhecida em quase todo o mundo, e é montada com motor e transmissão automática que equipam as picapes Hilux.
A Toyota, mais uma vez, vai ressignificar seus negócios no Brasil. Se em 2002 mudou a estratégia de produtora do jipão Bandeirantes para o sofisticado Corolla, agora abre ainda mais seu leque de produtos e vai entrar com força no segmento de vans e furgões de médio porte. A Hiace será importada da fábrica da Toyota na Argentina.
O primeiro produto Hiace que já está nas concessionárias da marca é a Hiace versão Minibus com 15+1 lugares e preço sugerido de R$ 364.990. Em novembro chegarão ao mercado nacional as opções furgão bem como versão especial para ambulância e também refrigerada.
Não é necessário descrever detalhes de design. Tem interesse? Siga as redes sociais de Transpodata que lá fizemos um vídeo especial de nosso “test drive” na apresentação do produto aos jornalistas. Neste primeiro momento, não terá modelo com teto alto como Sprinter, Ducato ou Transit. A Toyota tem esses modelos mas, no cuidadoso estilo nipônico, vai sentir aos poucos a receptividade dos frotistas para este novo produto.
O que os frotitas interessados podem ter certeza que o trem de força, compartilhado com as picapes Hilux, é altamente confiável aliando robustez com boa performance. O modelo segue a filosofia Toyota “QDR” da marca (sigla em inglês para qualidade, durabilidade e confiabilidade) com o mesmo projeto de conjunto mecânico da líder do segmento de picapes médias.
O motor 2.8 turbodiesel entrega 174 cv de potência a 3.400 rpm e torque de 45,8 kgfm já a partir de 1.600 rpm, com médias de consumo de 8,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, segundo aferidos pelo Inmetro. A tração traseira que também tem na Mercedes-Benz Sprinter e na Ford Transit ajuda no desempenho, mesmo em pistas não pavimentadas. Concorrentes como Renault Master e Fiat Ducato têm tração dianteira.
A Hiace é equipada com câmbio automático de seis velocidades com opção de trocas manuais. Já a suspensão adota a configuração McPherson com barra estabilizadora na dianteira e feixe de molas com amortecedores telescópicos na traseira, adaptados às necessidades de uso da van e conferindo maior conforto na tocada.
O modelo traz cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e três airbags (duplos frontais e um de joelho para o motorista), além de recursos de segurança ativa, como Assistente de Partida em Rampa (HAC) e Controles de Tração (TRC) e de Estabilidade (VSC). Câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros auxiliam nas manobras com mais segurança e precisão.
Para agradar os frotistas a Toyota está ofertando o programa Revisão Facilitada, com as três primeiras revisões gratuitas e valores fixos da 4ª à 6ª manutenção, realizadas a cada 12 meses ou 10 mil km. Da 4ª à 6ª revisão, o valor é de R$ 1.199 cada, totalizando R$ 3.597 até os 60 mil km ou 6 anos de uso.
E agora como vai atuar em um segmento onde serviços podem fazer a diferença entre um ou outro produto, a rede de concessionárias Toyota passou por atualizações, com oficinas preparadas para atender a van e novos procedimentos de atendimento prioritário para clientes Hiace. Com o novo Centro Logístico de Peças, a marca assegura disponibilidade imediata de 97% dos componentes, com entrega em até um dia no estado de São Paulo.
A nova Van da Toyota também é contemplada pelo Toyota 10, programa de extensão de garantia que permite estender a cobertura por até 10 anos, sem custos adicionais. O benefício é ativado automaticamente com a realização das revisões programadas na rede autorizada após o término dos cinco anos de garantia de fábrica.
Em parceria com o Banco Toyota do Brasil, os interessados poderão financiar a nova Hiace com condições exclusivas: entrada a partir de 0%, prazos flexíveis de até 60 meses, parcelas intermediárias opcionais e até 60 dias para começar a pagar. Além disso, fechando um contrato com o Banco Toyota até 31 de outubro, o cliente irá ganhar as revisões 4, 5 e 6 gratuitamente.
O primeiro cliente da Hiace será a Kinto, empresa especializada em soluções de mobilidade da Toyota, que vai oferecer locação van da marca ao mercado brasileiro. Atualmente, a empresa oferece três serviços no Brasil: KINTO Share, de aluguel e compartilhamento de veículos Toyota e Lexus por horas, dias, semanas e até um mês; KINTO One Fleet, de gestão de frotas corporativas; e KINTO One Personal, de assinatura de veículos novos e seminovos Toyota para pessoa física.
A nova Toyota Hiace estará disponível pela KINTO na modalidade KINTO One Fleet, com contratos de 12, 24 ou 36 meses e com serviços adaptados as necessidades dos clientes, como manutenção, seguro e documentação, por exemplo.