Companhia Brasileira de Logística investiu em 10 novos tanques

Redação TranspoData

Foto CBL, Divulgação

O terminal de líquidos do Porto de Paranaguá (PR) recebeu 10 novos tanques para armazenamento de derivados de petróleo, construídos pela Companhia Brasileira de Logística (CBL), vinculada ao Grupo Interalli. O investimento garantiu aumento de 74% na capacidade estática da CBL, agora de 163,5 milhões de litros. Ao todo, a empresa deverá operar cerca de 1,7 bilhão de litros ao ano. Com a ampliação, a capacidade de recebimento do Porto de Paranaguá passará para 840 milhões de litros, aumento de 9%.

O Porto de Paranaguá é o segundo do país na movimentação de líquidos, movimentando cerca de 9,3 bilhões de litros por ano. Com os novos investimentos, a expectativa é atingir a marca de 10 bilhões de litros.

O diretor do Grupo Interalli, Fabrício Fumagalli, comenta que Paranaguá tem se tornado um destino cada vez mais frequente para a entrada de derivados líquidos no Brasil. “O terminal da CBL é considerado um dos mais automatizados do país e deverá contribuir ainda mais com as importações e exportações de líquidos pelo Porto de Paranaguá, que entre janeiro e março de 2024 representou o equivalente a 5 bilhões de litros”, afirma.

As operações da CBL utilizam o píer público de inflamáveis de Paranaguá, em dois berços de atracação e está licenciado para o recebimento de óleo diesel, biodiesel, etanol, metanol, gasolina e nafta, entre outros. Os tanques são de formato cilíndrico vertical, com fundo plano, e construídos com chapa de aço estrutural, conforme normas brasileiras para o setor. São dotados de sistema de combate a incêndio por meio de câmaras de espuma e anéis com aspersores para resfriamento automático dos costados.

O terminal conta ainda com dois reservatórios de água para combate a incêndio com capacidade de 5.410m³. Os berços interno e externo permitem a atracação de navios de até 50 mil m³ com LOA de até 190 metros e calado de 11,6 metros. “Estamos investindo em novos tanques com operação 100% automatizada, com a maior capacidade de movimentação ferroviária de Paranaguá e preparado para atender o mercado nacional e internacional”, completa o gerente do terminal, Carlos Camillo.

A ampliação da CBL foi feita em área própria e a obra levou 18 meses para ser concluída. Foram gerados aproximadamente 350 empregos diretos e indiretos durante a ampliação e outras 40 novas vagas permanentes. Todos os funcionários do terminal, da área administrativa e operacional, passaram por cursos de qualificação, treinamento e preparo para atuar neste tipo de atividade.

Capacidade de recebimento e expedição

O terminal conta com duas linhas em aço inox, interligadas ao píer público de líquidos do Porto de Paranaguá para recebimento e expedição de produtos dos navios tanques. As linhas estão acopladas a três bombas com capacidade nominal de 600 metros cúbicos por hora (m3/h) cada. Assim, é possível realizar operações de carregamento de navios com 1.200 m3/h.

O novo terminal da CBL conta com oito plataformas rodoviárias e quatro rodoferroviárias, com capacidade para receber até 12 caminhões simultaneamente de todos os tamanhos. Para o modal ferroviário, o sistema possibilita operar 32 vagões simultaneamente. O ramal ferroviário conta com 16 pontos de operação que oferecem capacidade de recebimento e expedição de 960m³ por hora.

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