Perspectiva para 2024 é aumentar 20%, com a movimentação de 50 mil contêineres
Redação TranspoData
Foto Terminal de Jundiaí, Divulgação
O Terminal Intermodal de Jundiaí (Tiju) aumentou em 300% o volume transportado de contêineres desde a entrada em operação, em 2018. A expectativa para este ano é bater recorde de movimentação, com 50 mil unidades, aumento de 20% em relação a 2023.
De acordo com o prefeito Luiz Fernando Machado, a cidade sempre teve vocação logística, além de oferecer estrutura de qualidade para as pessoas. “Com mais de 160 multinacionais instaladas no território, a movimentação de produtos é intensa. A Administração Municipal investiu na operacionalização do terminal intermodal, mostrando a importância do transporte por trilhos para o mundo”, comentou. O transporte de cargas pela ferrovia também demanda movimentação rodoviária, que em Jundiaí conta com várias vias para o acesso fácil ao serviço por empresas da Região Metropolitana de Jundiaí.
Segundo dados do Departamento de Receita Tributária, vinculado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças, Jundiaí contabilizava 2.495 empresas do ramo logístico, em 2023. De acordo com o Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, as companhias empregaram 18.849 profissionais do ramo logístico, no período.
Além da quantidade de empresas e empregos, a cidade prepara a realização da 9ª Brasil LOG, no Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva, de 22 a 24 de maio. São mais de 60 expositores entre representantes de empresas americanas, alemãs e chinesas, de todos os modais logísticos, de condomínios logísticos, centros de distribuições, armazenagem, estocagem, consultorias e profissionais como agentes de carga, armadores, despachantes aduaneiros, importadores e exportadores.
A Brasil LOG teve sua primeira edição em 2010, reunindo soluções para todas as áreas da logística e atrai expositores e visitantes de todo o Brasil e outros países. Na edição de 2023, a feira atraiu visitantes de 22 estados, movimentando mais de R$ 10 milhões.
Sami Mansour, gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, assinala que a cidade, em 2023, movimentou R$ 21 bilhões em importações e exportações. “A diversidade de áreas de atuação das empresas instaladas em Jundiaí é diferencial do mercado. A importação e a exportação contam com o terminal como um grande aliado na movimentação das cargas”, avalia.