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“Temos o caminhão preferido do agro”

Em entrevista exclusiva à Transpodata, Alcides Cavalcanti, diretor de vendas da Volvo, fala sobre a liderança dos caminhões da marca nos dois segmentos de maior volume do mercado nacional: pesados e semipesados

Mauro Cassane

Volvo, Divulgação

– Quais as grandes vendas de FH realizadas ano passado?

Tivemos vendas para clientes de todos os portes, desde aqueles que precisam de um ou dois caminhões, até os transportadores que demandam dezenas de unidades. Nosso trabalho tem sido oferecer nossos veículos para aumentar a produtividade da operação de transporte e ampliar a rentabilidade do transportador, seja para grandes frotistas, seja para os pequenos, que rodam com apenas um caminhão.

– Quais clientes? – Quais aplicações?

Nós temos uma carteira crescente de clientes que preferem o modelo FH. E eles estão em todos os segmentos da economia, nas mais diversas operações e em diferentes aplicações. O FH540, na versão 6×4, é, por exemplo, disparadamente o modelo mais procurado pelo agronegócio brasileiro, principalmente para o transporte de grãos, em operações de longa distância, ligando o campo aos terminais portuários e às indústrias. Já o FH460, na versão 6×2, tem larga aplicação nos segmentos de cargas industrializadas, operações logísticas, cargas fracionadas, transporte de veículos, entre outros.

O FH é produzido nas versões que se encaixam em todas as operações de transporte pesado, sempre com avanços em produtividade, economia de combustível, segurança e conforto para o motorista. Não é à toa que há anos o Volvo FH é a primeira escolha do transportador brasileiro.

– Por que o FH vem há alguns anos se posicionando na liderança do segmento de pesados?

O FH mostra que é a escolha mais acertada quando se precisa de um caminhão de baixo consumo de combustível, alta produtividade, grande disponibilidade, muita e segurança e robustez. Por conta do FH, a Volvo foi novamente líder de mercado em pesados em 2024, uma posição que confirma os atributos do modelo.

– Quais razões levam a essa liderança?

São inúmeros os motivos que fazem o FH ter alcançado tão primoroso nível de reputação no mercado. Mas as constantes e sucessivas atualizações e inovações são um ponto fundamental. Desde seu lançamento no Brasil, o Volvo FH vem sendo pioneiro em novas soluções e tecnologias no transporte. Recentemente aprimoramos os recursos de Inteligência Artificial. O I-See, tecnologia capaz de prever as subidas e descidas da estrada, agora reconhece antecipadamente também curvas e rotatórias, antecipando as marchas de forma automática para otimizar o desempenho e a segurança durante a viagem.

Outra inovação é o Leitor de Placas de Trânsito, tecnologia que usa IA para detectar a sinalização ao longo da via, mostrando, por exemplo, os limites de velocidade, de altura e obras na pista nos diferentes pontos do trajeto. As informações são exibidas no painel de instrumentos, dando mais segurança para o motorista ao alertar sobre situações de risco que poderiam passar desapercebidas.

A Volvo ainda introduziu no FH 2025 a opção de Retrovisores por Câmeras, com importante ganho de visibilidade. Com monitores de alta resolução, as câmeras têm lentes modernas e sofisticadas para oferecer uma visão ampla e nítida, alcançando uma área muito maior em torno do caminhão do que os espelhos tradicionais. Outra vantagem é uma excepcional visibilidade noturna, com uso de luz infravermelha. As imagens ficam nítidas e cristalinas mesmo em condições de escuridão total, chuva ou neblina.

Além dos ganhos em segurança, os Retrovisores por Câmeras diminuem sensivelmente o arrasto aerodinâmico e proporcionam notável redução de consumo de combustível e menos ruído ao cortarem o ar, pois são muito menores do que os espelhos óticos tradicionais.

– E o que justifica o VM na liderança dos semipesados?

Os motivos são muito parecidos com os que explicam a excelente performance comercial do FH. A Volvo está sempre melhorando seu portfólio de caminhões semipesados. As novidades introduzidas no VM reforçam e ampliam o já excelente posicionamento da marca neste segmento. Todas as versões estão equipadas com um novo motor de 8 litros, de fabricação própria da Volvo. Eles também possuem a nova transmissão I-Shift de 7ª geração, a mesma do FH. São tecnologias e atributos que contribuem para melhorar a produtividade das operações de transporte e aumentar a rentabilidade do transportador que escolheu nossos veículos.

 

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