Especialista aponta que soluções tecnológicas para logística podem promover um transporte mais seguro às empresas
Redação TranspoData
Foto Divulgação
Responsável por mais de 70% do total de cargas transportadas no Brasil, o modal rodoviário é o mais utilizado no país. Também é o mais suscetível a roubos e acidentes com a carga. Em 2023, foram registradas mais de 17 mil ocorrências de roubos, alta de 4,8% em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Centro de Inteligência da Overhaul. Para 2024, a projeção dos especialistas é um aumento de 1,1% neste delito.
Para evitar ações criminosas e promover a eficiência no transporte de cargas, a SmartLoad utiliza tecnologia de ponta para integrar e simplificar o ecossistema logístico. “Estamos vivenciando um cenário alarmante e é essencial a busca por medidas mais eficazes para combater esse tipo de crime, que impacta não apenas as empresas e transportadoras, mas também a economia como um todo”, comenta Sylvio Bispo, especialista em soluções securitárias para a logística e CEO da SmartLoad.
Para mudar essa conjuntura, o especialista acredita que a tecnologia é a grande aliada das empresas que transportam mercadorias. “Com o avanço da inteligência artificial, do BI, da automação, do machine learning e de outras altas tecnologias, as empresas de logística têm sido capazes de otimizar as operações, focando esforços na mitigação de riscos e na melhora da qualidade do serviço aos seus clientes. A tecnologia está transformando o transporte de cargas pelo uso de softwares de gestão logística, que contribuem não apenas na modernização da comunicação dos embarques, como também em soluções securitárias e de gerenciamento de risco inteligente”, destaca.
Um dos desenvolvimentos é o SmartDriver, módulo de GR inteligente para gestão de profissionais de frota logística, que também oferece soluções securitárias inovadoras. Por meio da solução, os transportadores resolvem a etapa de cadastro e consulta de uma forma mais eficiente, levando em consideração comportamentos e rating de motoristas. “Ao fazer uma análise profunda do perfil de cada profissional, por meio de alta tecnologia, as transportadoras podem criar um ecossistema mais saudável, que contribua com a diminuição do risco de sinistros e prejuízos financeiros”, reforça.
A SmartLoad é a primeira insurtech de mobilidade de carga do Brasil e atua na gestão da jornada do transporte. É criadora da SmartBox, plataforma de averbação de cargas com 100% de acurácia, e do SmartDriver, módulo de soluções securitárias e de gerenciamento de risco inteligente para gestão de profissionais de frota logística.