Move Sucro 2024 reuniu gestores e profissionais para debaterem as tendências para maior segurança e produtividade no setor
Redação TranspoData
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Estudo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) aponta que as produtoras de cana-de-açúcar da região Centro-Sul do país registraram crescimento recorde de 19,3% de matéria-prima processada na safra de 2023/2024 em comparação com o período anterior. Parte importante para esse resultado é o transporte, que deve ser pensado de modo que seja seguro e eficiente para maximizar o aproveitamento da matéria-prima nas usinas. Assim, a adoção de tecnologias para gestão de frotas é um diferencial competitivo para o aumento da produtividade, a redução de custos operacionais e segurança das operações.
O tema foi tratado na terceira edição do Move Sucro 2024, realizado em São José do Rio Preto (SP). A iniciativa da Trimble Transportation Latam reuniu mais de 100 gestores e profissionais de gestão de frotas do setor sucroenergético para um debate sobre o tema “Do plantio ao transporte: movendo o futuro por meio da gestão e inovação”.
Um dos desafios do setor é a operação de veículos off-road, conduzidos em terrenos não pavimentados e em condições climáticas diversas. Nesse sentido, a unificação do monitoramento em vídeo com a telemetria veicular em um único hardware tem se mostrado eficaz para transmitir informações mais completas e detalhadas aos gestores sobre a condução do veículo e o comportamento dos condutores. “Já tive unidade com 32 ocorrências a cada mil quilômetros rodados que, na segunda safra após a adoção das tecnologias para gestão de frota da Trimble, registrou menos de uma. O objetivo é ter toda a estrutura com essa tecnologia”, afirmou Herivelton Lobo, gerente de controle de carga e transporte na Bevap Bioenergia.
Segundo um levantamento interno da Trimble, de cada 100 incidentes, 77% deles são causados por distração dos condutores. Embora tenha ficado em segundo lugar, com 11%, a fadiga ainda representa um risco crítico, uma vez que reduz o tempo de reação do motorista. As soluções para videomonitoramento da empresa contam com um sensor inteligente de fadiga e distrações, que gera alertas sonoros na cabine e no centro de controle da operação em tempo real para atuação imediata e maior segurança, otimizando também a auditoria em caso de acidentes.
O Intelligence, conjunto de módulos de inteligência inserido ao software de gestão de frotas Vfleets, é outro exemplo de solução que permite aos gestores ajustarem rotas em tempo real para evitar terrenos adversos ou condições climáticas desfavoráveis, ou ainda identificar e corrigir comportamentos de risco dos condutores. A telemetria com vídeo possibilita também, de acordo com a fabricante, a redução de custos operacionais com a diminuição do consumo de combustível e do desgaste dos veículos.
Leandro Soares, gerente de engenharia e ciência de dados na divisão de transportes e logística da Trimble, ainda destaca a inteligência artificial Tassi, que gera insights distintos no decorrer da operação, de modo que os gestores possam tomar decisões mais assertivas em linha com os objetivos, tornando as frotas mais seguras e produtivas. “Temos aproximadamente quatro bilhões de eventos por mês sendo processados por esse tipo de funcionalidade e inteligência. Apesar desse volume de informação, a Tassi é capaz de filtrar os dados para identificar padrões e ajudar os responsáveis pelas frotas a atuarem de maneira preditiva ao compreenderem tendências de comportamento que causam desperdícios e acidentes”, explicou.