Altair

Tecnologia reduz acidentes durante enchimento de pneus

Desenvolvimento é das empresas Blue Ocean e Altair com foco no segmento de extrapesados

Redação TranspoData

Foto Altair, Divulgação

A Blue Ocean, em parceria com a Altair, apresentou um novo equipamento para enchimento de pneus de grande porte, um dos maiores desafios do setor de mineração, pelos riscos envolvidos e impacto que tem na redução de custos da operação. O Blue Titan é um mecanismo de enchimento de pneus de veículos extrapesados, desenvolvido com tecnologia Altair de simulação e inteligência artificial, que permite efetuar a atividade de enchimento e calibração sem riscos de acidentes e garante a total segurança para o operador.

O Blue Titan foi desenvolvido para aplicação em uma das maiores mineradoras brasileiras e demonstrou potencial para ser utilizado no setor de mineração global. Alimentado por energia elétrica e hidráulica, leva de 15 a 45 minutos para encher um pneu, possui mais de 20 peças e tem 12 metros de comprimento, 12 metros de largura e nove de altura.

Hellinton M. de Andrade, sócio-diretor da Blue Ocean, argumenta que o desenvolvimento do Blue Titan visa atender uma das maiores dores do mercado de mineração, o seguro e correto enchimento de pneus de grande porte. O equipamento possibilita que a operação seja realizada de maneira totalmente autônoma, inteligente e segura. “A operação é feita de forma remota, sem a presença de pessoas e sem exposições de riscos, com rastreabilidade total do processo, assegurando que o operador nunca esteja exposto à zona de risco durante nenhuma etapa da inflagem, atendendo as normativas exigidas mundialmente, como NR22 e NR12, para os tamanhos e complexidades dos pneus utilizados na mineração”, destaca.

O principal fator crítico está na quantidade de energia potencial acumulada no interior do pneu durante o processo de compressão, que, ao sofrer falhas estruturais ou operar sob práticas inadequadas, pode resultar em uma explosão repentina de grande magnitude. Com o Blue Titan, cada pneu inflado poderá ser documentado com dados técnicos, permitindo auditorias, rastreamento de eventos e melhoria contínua dos protocolos de segurança, que são aspectos valorizados em ambientes industriais regulados, como mineração, transporte, logística e manutenção de frotas.

Durante o enchimento e calibração, é preciso garantir que o pneu esteja em um equipamento que tenha resistência estrutural para suportar uma possível explosão, que o mantenha isolado do ambiente do operador, fora do raio de ação e da onda de choque. O Blue Titan utiliza materiais compósitos em sua confecção (kevlar e fibra de vidro), o que proporciona resistência estrutural e redução de peso. A capota tem peso de apenas 2,5 toneladas, sendo mais leve do que possíveis projetos utilizando estruturas metálicas para o enchimento e calibragem de pneus. A tecnologia é baseada no segmento aeronáutico e chamada pela Blue Ocean como aero derivativos, estratégia de engenharia adotada para trazer cada vez mais tecnologias de ponta para outros setores da indústria.

A utilização de caminhões fora-de-estrada ou articulados é o método mais tradicionalmente usado na maioria das minas a céu aberto ou subterrâneas de grande porte para o transporte de toneladas de minério para os pontos de descarga. Esses caminhões operam em condições extremas e o gasto com os pneus é um dos mais significativos, chegando a representar cerca de 20% a 30% dos custos operacionais, atrás apenas dos gastos com combustível. Dessa maneira, a operação de enchimento e correta calibragem dos pneus é vital para o negócio, pois aumenta a sua vida útil, reduz os custos com substituição e ou reparos e os riscos de acidentes.

Detonação de pneus em laboratório

A tecnologia de fabricação de um pneu de grande porte é um segredo “guardado a sete chaves” pela indústria pneumática. Por isso, faltam dados analíticos conhecidos sobre o comportamento do mesmo sob condições extremas ou adversas. Pela sua expertise, a Altair teve papel fundamental no desenvolvimento do projeto na área de conhecimento inicial sobre a periculosidade de uma explosão e onda de choque no aparato de proteção. “As tecnologias de simulação da Altair possibilitaram a representação de cenários próximos da realidade para definir a estrutura da capota protetora para resistir à carga de uma possível explosão e ou avaria do pneu”, explica Felipe Mazzer, gerente das áreas de aerospace e defense da Altair.

Os algoritmos desenvolvidos durante o processo de simulação ajudaram a Blue Ocean a definir os pontos mais críticos do mecanismo para garantir total segurança para o operador não sofrer com uma onda de choque em caso de explosão. Agora, a empresa realizará a detonação de dois pneus de grande porte em laboratório (condições controladas) para gerar mais dados analíticos, necessários para retroalimentar as simulações nos softwares da Altair, e assim otimizar o projeto. O objetivo é melhorar os dados de manufatura, estrutural e de engenharia para garantir cada vez mais segurança e eficiência para o setor de mineração.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email