Jacky Song - TCP

TCP tem mudanças na posição de CEO

Nova liderança da empresa é Jacky Song, com mais de 20 anos de experiência no setor portuário

Redação TranspoData

Foto TCP, Divulgação

Nomeado neste mês como o novo CEO da TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR), Jacky Song traz consigo mais de 20 anos de experiência no setor portuário. Nascido em 1980, é formado em Contabilidade Internacional pela Universidade de Línguas Estrangeiras de Tianjin e iniciou carreira em 2003 no principal terminal da China Merchants Port Holdings (CMPort), o Shekou Container Terminal, em Shenzhen.

Em 2014, assumiu o cargo de diretor de operações na Port of Djibouti S.A., onde liderou ações importantes, como a execução do projeto do terminal, a aquisição de equipamentos e a condução de obras no terminal multipropósito. Em 2018, foi para o Tincan Island Container Terminal (TICT), na Nigéria, como vice-diretor executivo, liderando o projeto de negociação de expansão e concessão do terminal. Em 2022, retornou à CMPort como vice-gerente geral do departamento comercial, atuando também como diretor do conselho do TICT e da Kumport.

Em junho de 2024, Song foi nomeado para o cargo de diretor comercial da TCP, no mesmo ano em que a empresa alcançou crescimento de 24% e volume total recorde de 1,558 milhão de TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados. De acordo com Song, o resultado destaca a sólida posição competitiva da TCP e a forte capacidade de resposta ao mercado portuário brasileiro. “Aproveitando a extensa rede de transporte marítimo e os recursos de transporte intermodal, estabeleceremos um corredor logístico altamente eficiente que chegará ao interior do Brasil e a toda a América do Sul, oferecendo serviços de cadeia de suprimentos globais de alta qualidade para clientes finais locais e companhias marítimas”, adiantou o CEO.

A TCP conta com o maior parque de máquinas entre os terminais portuários da costa brasileira, com 69 terminal tractors (TT) e 40 guindastes pórticos sobre pneus (RTG). Também possui o maior pátio para armazenagem de contêineres refrigerados da América do Sul, com 5.268 tomadas, e é o maior concentrador de linhas marítimas do país, com 23 serviços marítimos.

Para o futuro da TCP, Song destaca o pioneirismo global da CMPort no desenvolvimento de portos verdes, com projetos neutros em carbono, e na implementação de tecnologias essenciais, como o armazenamento de energia solar, equipamentos automatizados e alternativas de energia de baixo carbono. Sendo a TCP um ativo estratégico importante para a CMPort na América do Sul, Song explica que o terminal busca um crescimento robusto no desempenho operacional, mas também valoriza a coexistência harmoniosa com o meio ambiente, o desenvolvimento participativo com os colaboradores e as relações de confiança baseadas na cooperação benéfica com seus clientes globais.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
error: Content is protected !!