Investimento melhora a eficiência operacional com mais agilidade, automação e segurança para clientes e caminhoneiros

Redação TranspoData

Foto TCP, Divulgação

A empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) entregou as obras de modernização do Gate 1 do equipamento. Principal ponto de acesso de caminhões ao pátio de operações, a nova estrutura melhora o fluxo de acesso em 200%, subindo de 50 para 150 a capacidade de agendamentos de entrada por hora.

O gerente de planejamento de operações, Felipe de França, destaca que a reforma dos portões de acesso ao terminal é resultado do trabalho conjunto entre os setores de engenharia, TI e operações. Segundo o executivo, o investimento gerou diversas soluções que, integradas, melhoram a eficiência operacional do terminal, trazendo maior agilidade, segurança e automação para os clientes, principalmente para os caminhoneiros.

Entre as melhorias implementadas estão a ampliação do número de pistas no Gate 1, de sete para oito, sendo quatro de entrada, duas de saída e duas bidirecionais; construção do Gate 3, com uma pista bidirecional, localizado ao lado da ferrovia que acessa o terminal; instalação de sistemas de monitoramento e câmeras, capazes de fazer uma fotografia total do contêiner e do caminhão; e a substituição das antigas cabines de atendimento por totens automatizados, que, junto ao aplicativo TCP GO, excluem a necessidade do uso de papel nos processos de agendamento de entrada e na emissão do recibo de saída de cargas. Também foi criada a conexão direta entre o Gate 1 e a subestação de energia interna da TCP, a SE-01, inaugurada em setembro de 2023, que possui um gerador capaz de suprir a demanda em casos de queda de energia.

Em março de 2024, mês anterior ao término das obras, a TCP registrou a segunda maior movimentação mensal de contêineres no Gate, com 49.048 transações. No mesmo mês, bateu o recorde de movimentação, que chegou a 133.083 TEUs (medida de 20 pés de contêiner). “Esses recordes de produtividade são reflexo direto dos investimentos do terminal em infraestrutura e na aquisição de novos equipamentos. A frota atual é de 40 guindastes pórticos com pneus de borracha e 69 terminais tractors, números significativos para atender e até mesmo ampliar o fluxo de cargas no terminal”, assinala.

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