Anúncio foi feito pelas empresas Eve Air Mobility e Embraer

Roberto Hunoff

Fotos Divulgação

A Eve Air Mobility e a Embraer anunciaram que a primeira fábrica para a produção das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) será localizada em Taubaté (SP). A planta industrial ocupará uma área a ser ampliada dentro da unidade existente da Embraer na cidade e está sujeita à aprovação final das autoridades.

O local se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. Outra vantagem é a localização próxima à sede da Embraer, em São José dos Campos, e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve. “Quando começamos a procurar um local para fabricar o eVTOL, repensamos como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística. A nova linha de montagem está sendo projetada para priorizar segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade”, assegurou André Stein, co-CEO da Eve.

Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer, acrescentou que a decisão está alinhada ao plano estratégico de crescimento da empresa, baseado em inovação e sustentabilidade. “Acreditamos no enorme potencial do mercado global de mobilidade aérea urbana e reforçamos o compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor”, frisou.

Em maio de 2022, a Eve anunciou parceria com a Porsche Consulting para definir a estratégia macro global de produção, cadeia de suprimentos e logística do eVTOL. Desde então, as empresas trabalham juntas para pesquisar conceitos avançados de fabricação e inovação, utilizando suas expertises em aeronáutica e automobilismo para projetar um conceito de industrialização para aeronaves eVTOL baseado em padrões elevados de segurança, qualidade, eficiência e foco no cliente.

Alice Altissimo, vice-presidente de gerenciamento de programas e operações da Eve, explicou que, após extensa pesquisa em conceitos avançados de produção e inovação por mais de um ano, a empresa está preparada para estabelecer a primeira fábrica para a produção do eVTOL. “Estamos preparados também para expandir de forma eficiente e sustentável o volume de produção para atender às demandas de um mercado em crescimento”, acrescentou. A Eve também está focada em criar um amplo portfólio de soluções agnósticas, incluindo um software único de gerenciamento de tráfego aéreo urbano para otimizar e expandir as operações de mobilidade aérea urbana em todo o mundo.

Primeira centena já encomendada

Uma das empresas que firmaram parceria com a Eve e garantiu a encomenda de 100 eVTOLS, maior número de uma corporação brasileira até o momento, é a Avantto, líder no ramo de compartilhamento de aeronaves no continente. Com base na sua experiência de mercado, a Avantto também colabora no desenvolvimento de um ecossistema de mobilidade aérea urbana no Brasil e na América Latina.

O CEO Rogerio Andrade recorda que a empresa oferece os serviços de propriedade compartilhada há mais de 10 anos. Com a chegada dos eVTOLS, passará a atender um público sensivelmente maior, vez que haverá redução importante nos custos das viagens. “Seguiremos no atendimento dos mercados corporativo e premium, mas uma nova população de usuários passará a ter acesso aos veículos aéreos e, para isso, ampliaremos a oferta de serviços. Os eVTOLS serão integrados na frota de compartilhamento e também para deslocamentos pontuais no serviço de táxi aéreo”, anunciou.

Com mais de 12 anos no mercado, a companhia já se tornou uma das maiores do setor na aviação privada. Com um portfólio que possui mais de 450 usuários ativos voando regularmente, faz mais de 1.400 decolagens mensais (jatos e helicópteros) e voa mais de 850 mil quilômetros por ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here