Empresa curitibana mantém pátios e escritórios em países de destino para facilitar o processo logístico de exportação e tem quadro de motoristas especializados no transporte internacional
MM Editorial
A SVD Transportes se especializou em transportar caminhões zero km das montadoras para concessionárias de todo o Brasil e, também, para países da América do Sul. Com a retomada do crescimento do mercado de caminhões e aquecimento das exportações, a transportadora vem crescendo nos últimos cinco anos. Para países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru e Chile, grandes compradores de caminhões produzidos no Brasil, a SVD leva os produtos rodando (seus motoristas conduzem os cavalos-mecânicos).
Cerca de 1,5 mil caminhões produzidos no Brasil são exportados todos os meses. Grande parte desse volume é transportado rodando ou sobre pranchas para os mercados argentino, chileno e peruano. A SVD é responsável por mais de 25% desse total. Com serviços especializados, motoristas treinados e agentes fixos nos mercados de exportação, a empresa garante um processo logístico de exportação seguro, ágil e eficiente. “Nossos clientes sabem que seus produtos chegarão com segurança, no prazo combinado e com todos os trâmites burocráticos resolvidos, sem nenhuma intercorrência que possa travar o processo”, comenta Roberto Trindade, CEO da SVD.
De acordo com Trindade, os caminhões podem ser enviados aos mercados de exportação tanto rodando como sobre pranchas. “Contudo, devido às restrições de altura, peso e largura nos países de destino, especialmente na Argentina, a maioria dos processos é realizada pelo modal autopropulsionado, ou seja, rodando”. No entanto, em casos específicos, como a exportação de caminhões elétricos ou a gás, 100% do transporte é feito de forma embarcada. Trindade explica que a SVD sempre analisa cada caso individualmente para oferecer a solução mais eficiente e segura para o transporte internacional de caminhões de seus clientes.
A SVD é responsável pelo desembaraço aduaneiro dos caminhões exportados no lado brasileiro, garantindo que todos os processos e documentações necessárias sejam devidamente cumpridos para a exportação. Esse serviço é realizado pela própria equipe da empresa, formada por profissionais qualificados em procedimentos aduaneiros, o que assegura agilidade e conformidade com as normas vigentes.
Já nas alfândegas dos países de destino, a SVD oferece aos clientes a opção de trabalhar com seus representantes locais, que possuem amplo conhecimento das legislações e procedimentos específicos de cada país, facilitando o processo de desembaraço. Contudo, os clientes têm total liberdade de optar por seus próprios parceiros de confiança para realizar esse serviço.
Para assegurar um processo de exportação seguro e eficiente, a SVD adota uma série de procedimentos para garantir que os produtos cheguem ao destino da forma mais rápida e segura. Entre as principais medidas, destacam-se:
- Pontos de Apoio e Representantes Locais: A SVD possui pontos de apoio e representantes em todos os países por onde os caminhões circulam, assegurando um suporte contínuo e eficiente durante o trajeto. Além disso, conta com um braço próprio na Argentina, o que proporciona maior segurança e confiabilidade nas operações nesse país.
- Motoristas Treinados: Os motoristas são treinados e instruídos para seguir todos os protocolos de segurança e eficiência estabelecidos. Isso inclui a condução segura, a observância das leis de trânsito locais e a adoção de práticas que minimizam os riscos de acidentes ou danos aos caminhões.
- Planejamento Logístico: A SVD realiza um planejamento logístico para cada operação, considerando as melhores rotas, condições das estradas e exigências aduaneiras, otimizando o tempo de entrega e garantindo a chegada dos caminhões no prazo estipulado.
O processo de treinamento de seus motoristas é um dos diferenciais da empresa. Como a SVD é homologada pela ISO 39001, Trindade diz que a segurança viária é uma de suas prioridades. Além disso, os motoristas da empresa adquirem conhecimento sobre as leis de trânsito e regulamentos dos países de destino. “Nossos profissionais da estrada são treinados para entender e cumprir as normas de cada país de destino, garantindo a conformidade legal e evitando penalidades ou atrasos durante o transporte”, comenta o executivo. Como também há muita tecnologia embarcada nos caminhões zero quilômetro, a SVD capacita seus profissionais para que todos estejam instruídos sobre essas inovações e, sobretudo, saibam utilizá-las adequadamente durante a condução dos veículos.
A empresa possui estrutura própria em São Borja, RS, onde está localizado o centro unificado de fronteira entre Brasil e Argentina, que é uma das principais saídas das exportações automotivas rodoviárias do Brasil. E, como possui um braço operacional na Argentina, os trâmites e deslocamentos pelo país são facilitados. Além disso, possui parcerias com representantes fixos que têm pátios de apoio em locais estratégicos nos demais países, desempenhando um papel crucial no suporte durante o processo aduaneiro e no aguardo da liberação de trânsito. Esses pátios são essenciais para a eficiência e segurança das operações de transporte internacional de caminhões.
Atualmente, a SVD oferece seus serviços logísticos para as maiores montadoras de veículos pesados e máquinas agrícolas do Brasil. “Através dessas parcerias estratégicas, a SVD não só contribui para o sucesso das montadoras no mercado internacional, mas também fortalece a reputação dos veículos brasileiros como sinônimo de qualidade e confiabilidade”, finaliza Roberto Trindade.