Objetivo é manter o abastecimento de insumos e escoamento da produção local

Redação TranspoData

Foto Divulgação

O Super Terminais, equipamento privado no Polo Industrial de Manaus e o único porto do Brasil a ser considerado verde, iniciou a Operação Itacoatiara. A primeira embarcação que chegou ao porto flutuante, o navio MSC Manya, trouxe 1.156 contêineres.

A estrutura montada pelo Super Terminais recebeu investimento de R$ 45 milhões para enfrentar os desafios da seca, garantindo o transporte das cargas até Manaus e o funcionamento da indústria do estado. “Essa operação reflete a preocupação em manter o abastecimento de insumos e o escoamento da produção local, garantindo a estabilidade da economia e a manutenção dos empregos na região”, destacou o diretor do Super Terminais, Marcello Di Gregorio.

A iniciativa que garante a segurança e a eficiência na logística portuária durante o período de seca severa inclui a aquisição de equipamentos essenciais como poitas, amarras e bombas, além de estudos de batimetria e solo. Também cobre despesas com transporte, alojamento e alimentação dos funcionários, além do aluguel de escritórios e outras necessidades operacionais.

A Operação Itacoatiara foi desenvolvida por Heitor Augusto de Souza Lima, engenheiro naval da empresa PGE. A equipe envolvida no projeto se concentrou em criar uma solução complexa, mas essencial para a continuidade da indústria amazonense.

Ela é realizada em uma área adquirida exclusivamente para o uso do Super Terminais, com especificações robustas. O espaço de 300.000m² está localizado na margem esquerda do Rio Amazonas, com acesso rodoviário asfaltado pela estrada do Aeroporto de Itacoatiara, e a apenas 1,4 km do porto público local.

O módulo da operação está posicionado a 100 metros da margem, com uma profundidade de 34 metros de calado, permitindo a recepção de todos os tipos e tamanhos de navios operados atualmente. A navegação entre Itacoatiara e Manaus fica otimizada, com tempo de viagem estimado em 18 horas na ida (108 milhas náuticas ou aproximadamente 200 km) e 12 horas na volta.

A iniciativa foca no transbordo de contêineres, com estrutura disponível de setembro a dezembro ou até que o calado do rio seja normalizado. Um píer flutuante de 240 metros de comprimento e 24 metros de largura comporta três guindastes Konecranes ESP10, cada um com 64 metros de lança e alimentados por quatro geradores de 500 Kva, incluindo um gerador de backup.

As operações ocorrem 24 horas e sete dias por semana. O Super Terminais é o único porto a ter autorização para o funcionamento ininterrupto. O objetivo principal é descarregar 100% da carga dos navios e seguir com a operação de balsas até o porto de Manaus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here