Pesquisas apontam que o fim do travamento manual diminuirá em 35% o risco de acidentes em zonas portuárias

Redação Transpodata

Tek Trade, Divulgação

O Safety Lock é uma tecnologia inédita que substitui o travamento de container manual na carreta do caminhão. Sem o sistema, o caminhoneiro precisa sair da cabine e ir até a parte traseira para fazer o travamento manual. Segundo pesquisas feitas pela Tek Trade, empresa com mais de 15 anos de experiência no ramo de importação e exportação e responsável pelo novo sistema, só o fato de o motorista não precisar sair do caminhão já diminui em até 35% o risco de acidentes em zonas portuárias e terminais.

Com o Safety Lock o caminhoneiro utiliza um aplicativo instalado no celular para fazer a trava do pino com acionamento pneumático. A tecnologia contribui para maior eficiência e agilidade na movimentação dos carregamentos. “Foram mais de cinco anos de estudos, pesquisas e visitas a fábricas de implementos rodoviários, terminais e portos para chegar na quarta e última versão que é oferecida ao mercado. Apostamos nessa tecnologia com o intuito de modernizar o atual sistema utilizado há 66 anos: um pino giratório com fixação manual do container na carreta do caminhão. Alimentado pela energia gerada pela força pneumática do próprio caminhão, o Safety Lock é um sistema de travamento automático de container, algo inédito no mundo, que contribui para maior eficiência do transporte de cargas em rodovias e ferrovias”, explica Sandro Marin, diretor comercial da Tek Trade.

Ele acrescenta que a intenção é garantir mais agilidade na movimentação e carregamentos de containers em caminhões, transformando cinco minutos em 20 segundos no processo que o caminhoneiro faz no travamento, além de oferecer mais segurança na zona portuária, em terminais e no trânsito. Cerca de 130 mil caminhões transportam contêineres no país.

Como funciona o Safety Lock

O dispositivo, que não altera o atual tamanho padrão das travas utilizadas manualmente no mercado, tem o formato de uma caixa, fica no nível da carroceria e possui um pino que se encaixa no container com acionamento pneumático a partir do cavalo mecânico, ligado por meio de um chicote com engate rápido de ar comprimido. O dispositivo é compatível com o layout de todos os modelos de carretas porta-containers e marcas dos caminhões.

O motorista que tiver o seu caminhão equipado com o Safety Lock não precisa sair da cabine para fazer o travamento do container. Basta apertar um botão no aplicativo do celular e acionar a trava automática dos pinos da carreta ao container. Após acionar o travamento pneumático, o sistema equipado com sensores acenderá uma luz verde no aplicativo e também do lado de fora acima da cabine, indicando que o container está perfeitamente preso à carroceria.

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