De forma pioneira, CMPC recebeu o veículo na quarta-feira (26/7) e utilizará no transporte de madeira
Roberto Hunoff
Marcos Querotti, CMPC, Divulgação
A CMPC segue o seu processo de modernização e adequação de processos para tornar-se cada vez mais sustentável. Para isso, iniciará uma trajetória inovadora no Brasil ao realizar, de forma pioneira no país, viagens em caminhão com sistema de tração auxiliar elétrico. O Hybrid R, semirreboque da Randon equipado com a tecnologia e-Sys, da Suspensys – ambas empresas da Randoncorp –, foi entregue para a companhia na quarta-feira (26/7), em ato realizado na unidade industrial da CMPC, em Guaíba (RS).
A CMPC irá utilizar o equipamento como projeto-piloto por meio de parceria com a transportadora Expresso Nepomuceno, com o objetivo de promover a descarbonização e a redução em até 20% do consumo de combustível nas viagens. A atuação será na rota de transporte de madeira realizada pela companhia entre as cidades de São Gabriel e Guaíba, ambas no Rio Grande do Sul.
O Hydrid R é sustentável e inovador, contando com sistema de tração auxiliar elétrico, ideal para poupar a energia utilizada, especialmente em movimentos de descida e frenagem. “Esta importante parceria com a Randon nos posiciona como pioneiros no país ao operar o caminhão com eixo elétrico no transporte de madeira no Rio Grande do Sul”, afirma Mauricio Harger, diretor-geral da CMPC no Brasil. Segundo ele, o projeto vem sendo desenvolvido há quase um ano na busca de uma solução que atenda às necessidades da companhia e que esteja em alinhamento com o que é exigido pelo mercado. “Podemos nos posicionar cada vez mais como vanguarda em termos de processos sustentáveis em logística”, completa.
Sérgio L. Carvalho, CEO da Randoncorp, define o início das operações da solução Hybrid R com a tecnologia e-Sys no mercado brasileiro como marco para a história do transporte de cargas no Brasil. “Nos últimos anos, nos empenhamos para o desenvolvimento da tecnologia, que é única no mundo. Estamos muito avançados na eletromobilidade para o transporte pesado e, com a parceria da CMPC, começamos a transformar o modal rodoviário brasileiro para colocá-lo no caminho da sustentabilidade”, afirma.