Multinacional dinamarquesa assinou acordo para aquisição integral da Blu Logistics Brasil
Roberto Hunoff
Foto Divulgação
A Scan Global Logistics (SGL), provedora global de transporte e logística com sede na Dinamarca, assinou acordo com a intenção de adquirir a Blu Logistics Brasil, empresa brasileira fundada em 2013. A aquisição marcará a entrada da SGL no Brasil, a oitava maior economia do mundo. A medida somará o Brasil à presença atual na América do Sul, que inclui operações próprias na Argentina, Chile, Colômbia e Peru.
A Scan Global Logistics foi estabelecida há mais de 45 anos na Dinamarca e expandiu operações para todos os continentes. Hoje, está presente em mais de 50 países, com mais de 180 escritórios e mais de 3.600 funcionários. A SGL reportou receita anual de 2 bilhões de euros em 2023. O principal acionista é a CVC Capital Partners, uma das maiores empresas de private equity da Europa.
Em um curto período, a Blu Logistics Brasil se estabeleceu como uma das principais empresas de transporte de carga no país. Em 2023, a empresa ficou entre as cinco maiores importadoras do Brasil e o crescimento acelerado segue em 2024. A empresa tem se concentrado no comércio Ásia-América Latina, principalmente da China e do Sudeste Asiático.
Ao se juntar à rede de empresas da SGL, a Blu expandirá seu foco para outras rotas comerciais, particularmente Europa e América do Norte, para aumentar a participação no mercado. “O Brasil é um mercado-chave e tem sido uma prioridade para nós há muito tempo. Temos certeza de que, juntamente com a Blu Logistics Brasil, podemos continuar a oferecer aos clientes soluções descomplicadas”, diz Allan Melgaard, CEO global da Scan Global Logistics.
A aquisição preserva a essência da abordagem centrada no cliente da Blu Logistics Brasil. “Os clientes serão os mais beneficiados com esta aquisição. Ao nos tornarmos globais, mantemos o serviço personalizado e relacionamento com todos os clientes do país”, disse Gabriel Carvalho, CEO da Blu Logistics Brasil.
Expansão
Com histórico consolidado no comércio com a Ásia, especialmente com a China e o Sudeste Asiático, a Blu Logistics Brasil prevê a ampliação das operações com a chegada da SGL. Em 2023, movimentou quase 80 mil contêineres na importação e exportação de cargas full container, aumento de 27% sobre o ano anterior. Para 2024, já registra crescimento de 47% em relação ao exercício anterior, com expectativa de superar a marca de 100 mil contêineres movimentados na importação e exportação de cargas. A empresa tem oito escritórios próprios e quase 200 colaboradores.
A SGL oferece soluções logísticas de ponta a ponta com uma ampla gama de serviços em transporte aéreo, marítimo, ferroviário, rodoviário, armazenamento ou qualquer combinação desses. Com uma rede global, a empresa trabalha em estreita colaboração para oferecer soluções personalizadas em todo o mundo.