Rodada inédita na B3 atraiu interessados para 13 terminais, com investimentos superiores a R$ 731 milhões
Redação TranspoData
Foto Patrícia Alves, B3, Divulgação
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a B3 realizaram, na quinta-feira (27), em São Paulo, o leilão da primeira rodada do programa AmpliAR. A iniciativa, criada para estender os benefícios das concessões federais à aviação regional, garantiu novos operadores e R$ 731,6 milhões em investimentos privados para 13 aeroportos estratégicos no Nordeste e na Amazônia Legal. A concorrência ocorreu pelo critério de maior desconto sobre os parâmetros de receita e custos calculados pelo governo.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, classificou o leilão como um momento histórico para a aviação do Brasil e acrescentou que, a partir de 2026, novas oportunidades vão surgir. “Esse é um marco histórico para a agenda do desenvolvimento do Brasil. Estamos saindo de 59 aeroportos concedidos para 72. A meta para os próximos dois anos é chegarmos a mais de 100 concessões”, anunciou.
Os contratos preveem obras de modernização em pistas, terminais de passageiros e pátios. O Aeroporto de Paulo Afonso (BA) será contemplado com o maior volume individual de investimentos, estimados em R$ 106,2 milhões, seguido pelo equipamento de Jericoacoara (CE), com aporte previsto de R$ 101,1 milhões. Outros destaques incluem o Aeroporto de Lençóis (BA), porta de entrada da Chapada Diamantina, com R$ 80,2 milhões, e o de Vilhena (RO), que receberá R$ 74,6 milhões.
Com exceção do terminal de Jericoacoara (CE), arrematado pela concessionária Fraport Brasil, todos os demais serão assumidos pela concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Nesta primeira etapa, os terminais de Itaituba (PA), Tarauacá (AC) e Guanambi (BA), além dos amazonenses de Barcelos, Itacoatiara e Parintins, não receberam propostas e permanecerão sob a atual gestão.
Com a definição dos vencedores, o cronograma do Programa AmpliAR entra agora na fase de formalização. A previsão é que a celebração dos termos aditivos com as concessionárias, etapa que oficializa a incorporação dos novos aeroportos aos contratos e consolida os cálculos de reequilíbrio, ocorra entre dezembro de 2025 e março de 2026, sob supervisão da Agência Nacional da Aviação Civil. Na sequência, terá início a execução dos investimentos e a transferência da gestão operacional.
- Terminais concedidos e investimentos programados
- Paulo Afonso (BA): R$ 106,2 milhões
- Jericoacoara (CE): R$ 101,1 milhões
- Lençóis (BA): R$ 80,2 milhões
- Vilhena (RO): R$ 74,6 milhões
- Barreirinhas (MA): R$ 58,1 milhões
- Araguaína (TO): R$ 55,5 milhões
- São Raimundo Nonato (PI): R$ 55,5 milhões
- Cacoal (RO): R$ 49,8 milhões
- Canoa Quebrada (CE): R$ 43,1 milhões
- Serra Talhada (PE): R$ 40,5 milhões
- Porto Alegre do Norte (MT): R$ 25,3 milhões
- Garanhuns (PE): R$ 22,1 milhões
- Araripina (PE): R$ 19,6 milhões
Confira aqui as informações sobre investimentos e obras de melhoria em cada aeroporto arrematado.






