Metrô 02

Setor metroferroviário aumenta número de passageiros transportados

Período também foi marcado por avanços em infraestrutura e investimentos

Redação TranspoData

Foto Divulgação

O transporte metroferroviário segue consolidado como eixo central da mobilidade urbana no país. Entre janeiro e junho deste ano, os 21 sistemas em operação transportaram 1,264 bilhão de passageiros, aumento de 0,4% em relação ao mesmo período de 2024. O resultado confirma a estabilização da demanda em um novo patamar, após o forte crescimento registrado na retomada pós-pandemia.

No primeiro semestre de 2024, o setor havia transportado 1,259 bilhão de passageiros, crescimento de 3,7% em relação ao ano anterior. A comparação mostra que, embora o ritmo de expansão da demanda tenha desacelerado, a procura pelo transporte sobre trilhos permanece em alta e com relevância estratégica para as cidades.

O primeiro semestre também foi marcado por avanços em infraestrutura e investimentos. Foram inauguradas as estações Ambuitá (Linha 8–Diamante), em Itapevi (SP), e Varginha (Linha 9–Esmeralda), na zona sul da capital paulista. Juntas, elas ampliam a cobertura da rede e têm capacidade para atender até 52 mil passageiros por dia. Também foi assinada a concessão do Lote Alto Tietê, que prevê R$ 14,3 bilhões em aportes nas Linhas 11–Coral, 12–Safira e 13–Jade.

No Distrito Federal, na Bahia, em Pernambuco e no Rio de Janeiro somaram-se mais de R$ 30 bilhões em novos anúncios de investimentos. Destaque para o projeto de expansão do metrô de Salvador e o planejamento de 44 quilômetros de novas linhas metroviárias no Rio de Janeiro, que incluem 31 estações. “Cada nova estação entregue é um passo para aproximar as cidades de um futuro mais sustentável e humano. O balanço mostra que a população continua escolhendo os trilhos e reforça a necessidade de políticas públicas que garantam a expansão da malha e segurança jurídica para os investimentos”, afirma Ana Patrizia Lira, diretora-executiva da ANPTrilhos.

A entidade ressalta que a aprovação do projeto de lei 3.278/2021, que institui o Marco Legal do Transporte Público Coletivo Urbano, é fundamental para acelerar investimentos e estruturar um modelo regulatório capaz de garantir previsibilidade e sustentabilidade ao setor. O balanço completo está disponível em

https://anptrilhos.org.br/balanco-metroferroviario-1sem2025/.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
error: Content is protected !!