Setceps - Premiação ESG 2025

Setcesp premia transportadoras por iniciativas em ESG

Ceslog – Cesari Logística, Jomed Transportes e Logística e Tassi Transportes, em duas categorias, foram as vencedoras

Redação TranspoData

Foto Setcesp, Divulgação

Empresas do transporte rodoviário de cargas que se destacaram por investir em ações sustentáveis e inovadoras receberam o reconhecimento do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (Setcergs) por boas práticas. As vencedoras foram Ceslog – Cesari Logística, Jomed Transportes e Logística e Tassi Transportes em duas categorias. “O transporte de cargas está provando que não somos o vilão da sustentabilidade. Pelo contrário, fazemos parte da solução para um futuro mais limpo”, afirmou o presidente do Conselho Superior e de Administração da entidade, Marcelo Rodrigues.

Ana Jarrouge, presidente executiva do Setcesp, frisou que houve crescimento no número de projetos inscritos na categoria de Governança, que segundo ela é a base de sustentação para todo projeto de ESG. “A cada edição do prêmio, temos em média 10 novas empresas participando”, salientou.

As iniciativas concorreram ao 11º Prêmio de Sustentabilidade em quatro categorias: Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Governança e Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho. Foram inscritos 50 projetos de 35 diferentes transportadoras, os quais passaram por avaliação de um júri composto por cinco especialistas.

Responsabilidade Ambiental

A Jomed Transportes inovou ao construir um posto interno de abastecimento com biometano para seus veículos movidos a gás. O projeto objetiva tornar as operações de transporte rodoviário de cargas mais sustentáveis com a substituição de combustíveis fósseis por uma alternativa renovável. “Foi um projeto audacioso para a redução de CO2. Sentíamos a necessidade de ter um combustível mais limpo e sustentável”, comentou Carlos Ferreira, gerente de sustentabilidade.

Entre os principais resultados alcançados pela empresa estão a redução de 308.571 litros de diesel e, por consequência, 717,8 toneladas de CO2 deixaram de ser jogadas na atmosfera. Desde a implementação do projeto foram utilizados mais de 324 mil m³ de biometano, que reduziram em 308 mil litros a utilização de diesel, propiciando a diminuição de 717 toneladas na emissão de CO2. A categoria recebeu 14 projetos e a outra finalista foi a GH Solucionador Logístico com o projeto Gheco, voltado à sustentabilidade e ao uso consciente dos recursos naturais.

Responsabilidade Social

A Cesari Logística foi a vencedora com o projeto Cubatão + Sustentável, com o qual promoveu a revitalização da região do polo industrial da cidade, gerando avanços na mobilidade urbana e na vida da população. A cidade, localizada na Baixada Santista, já foi considerada a mais poluída do mundo pela Organização das Nações Unidas na década de 1980. Entre as principais ações desenvolvidas, destacam-se a remodelação viária do acesso à Avenida Plínio de Queiroz, a regularização de comércios e moradias e a organização da atividade informal de limpeza de carretas.

Sergio Sukadolnick, diretor de relações institucionais, conta que a empresa realizou uma ampla revitalização. “Todo o entorno do local era insalubre e sem segurança. Levamos infraestrutura com iluminação, plantios de árvores e criamos estrutura para o comércio. Passar por ali, lembrar do antes, e ver agora, o depois, nos traz um sentimento imenso de orgulho”, frisou. Ao todo, concorreram 16 diferentes iniciativas nesta categoria. A outra finalista foi a Cargolift, com o projeto Instituto Novas Histórias.

Responsabilidade na Segurança Viária e do Trabalho

A Tassi Transportes recebeu o troféu na categoria Responsabilidade na Segurança Viária e do Trabalho por uma ação voltada à segurança no trânsito e o cuidado dos motoristas. Chamado de Tassi Protege+, o projeto promoveu a conscientização sobre comportamentos seguros, saúde e bem-estar nas estradas, visando preparar os condutores para os desafios diários do transporte por meio da direção defensiva.

Com ele, a empresa conseguiu reduzir 60% dos incidentes sem lesão pessoal e 67% de acidentes com lesão pessoal. Além disso, diminuiu 70% em comportamentos inseguros. “A intenção com o projeto foi reduzir comportamentos inseguros ao volante. O motorista precisa estar bem consigo mesmo para também garantir a segurança de todos”, revelou Tiago Alves, gestor de segurança.

A categoria avalia iniciativas que reforçam o cuidado e a proteção do trabalhador em seu ambiente de trabalho e a prevenção dos acidentes de trânsito. Nesta edição do prêmio, foram inscritos oito projetos na categoria. A outra finalista foi a Ativa Logística com o projeto Via Segura Ativa.

Governança

A Tassi Transportes também foi premiada na categoria Governança com o projeto Tassi Conecta. Por meio dele houve a mobilização de diversas frentes internas para estimular a criatividade dos colaboradores através de um canal que permitiu a apresentação de ideias de forma proativa, fortalecendo o senso de pertencimento. As ações sugeridas foram colocadas em prática e os colaboradores recebem premiações como reconhecimento pelas iniciativas.

Foram apresentadas 22 ideias com participação ativa e integrada que geraram uma economia de cerca de R$ 80 mil em processos na empresa. A redução de água foi significativa, com pelo menos 19 mil m³ de água economizados, e diminuição do consumo de 12 mil litros de combustíveis. “O Tassi Conecta é uma gestão participativa. Além do fomento à inovação, o projeto trouxe resultados não só na área financeira, mas também na ambiental”, explicou o gerente de Sasmaq e ESG, Samuel Calle. A empresa concorreu com outros 12 projetos inscritos. A outra finalista foi a JWM Transportes, com o projeto Conectando Sustentabilidade, Transparência e Resultados.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
error: Content is protected !!