Setcergs apresenta propostas para recuperação do RS

Objetivo é construir medidas urgentes e de incentivo ao setor de transportes duramente afetado pela calamidade pública

Redação TranspoData

Foto Matias Matusiak, Divulgação

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul (Setcergs) criou o Programa Pró-Cargas RS, que faz parte da campanha institucional #MovendoRS. A iniciativa apresentada à Secretaria Estadual da Fazenda busca oferecer incentivos essenciais para a renovação e manutenção das frotas, infraestrutura e empregos como resposta aos impactos devastadores das recentes calamidades que afetaram transportadores em todo o Rio Grande do Sul.

As duas entidades firmaram o compromisso de agir de forma conjunta para implementar melhorias no setor que incentivem o investimento e a reconstrução do estado. O objetivo é corrigir situações históricas que geraram perda de competitividade no transporte gaúcho em comparação aos demais estados, como Santa Catarina que, embora possua um PIB menor, consegue emplacar mais equipamentos que o Rio Grande do Sul.

O presidente do Setcergs, Sérgio Mário Gabardo, afirmou que desde a pandemia da covid-19 os transportadores convivem com um período de decadência. “Atualmente, 95% a 98% das empresas enfrentam dificuldades, e estamos testemunhando uma migração de organizações de fora que vêm prestar serviços aqui, pois não estamos conseguindo ser competitivos. Apesar desses desafios, temos a melhor mão de obra da América Latina e podemos afirmar que não há lugar melhor para se ter uma empresa do que no Rio Grande do Sul, devido à qualidade dos trabalhadores”, salientou.

O diretor de gestão do sindicato, Roberto Machado, acrescentou que, com a atual calamidade pública, praticamente todas as empresas do Rio Grande do Sul sofreram prejuízos. “Foram mais de 60 estradas afetadas e mais de 20 pontes que precisarão ser reconstruídas. Os desvios elevam os custos e aumentam o tempo de entrega. Se perde faturamento e daí vem o prejuízo”, comentou.

Diante desse quadro, a entidade apresentou uma lista de pleitos aglutinados em programa de incentivo fiscal e administrativo. O programa Pró-Cargas RS propõe medidas emergenciais e incentivos fiscais para garantir não apenas a sobrevivência dos transportadores gaúchos, mas a geração de investimentos, empregos e riqueza ao estado.

O programa está estruturado em três pilares que contemplam incentivos na aquisição e recondicionamento de equipamentos; melhora na política de créditos, de modo a incentivar o ecossistema de setores como pneus, peças e outros itens; e adequação do processo administrativo e dos procedimentos burocráticos de emplacamento e licenciamento. Os detalhes do programa foram apresentados pelo assessor jurídico Fernando Massignan e pelo coordenador da Comissão de Assuntos Tributários, Valmor Scapini. O encontro teve a participação dos subsecretários Ricardo Neves Pereira, Edison Franchi e Luis Fernando Crivelaro, além da equipe do Grupo Especializado Setorial – Transporte da Receita Estadual.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *