Ao longo de dois dias, em Brasília, lideranças empresariais e políticas tratarão de temas cruciais para a recuperação da atividade
Roberto Hunoff
Foto IVECO BUS, Divulgação
Com início na terça-feira (08/08) e sequência no dia seguinte, em Brasília, a 36ª edição do Seminário Nacional NTU centrará debates em torno das mudanças necessárias no transporte público brasileiro. Dentre elas, um novo modelo de financiamento, segurança jurídica dos contratos e programas de qualidade e transparência. Ao reunir empresários, entidades de classe, especialistas e representantes do Legislativo e do Executivo, das três esferas de governo, a NTU quer criar as condições para colocar a atividade em um novo patamar.
O evento, presencial e on-line (https://www.youtube.com/@TransporteUrbanoNTU), terá como tema principal “Um novo marco para o transporte público urbano de passageiros”. As apresentações contemplarão assuntos como o perfil do empresário de transporte público por ônibus urbano, as recentes inovações e tecnologias de mobilidade que estão chegando ao mercado e as rotas de descarbonização do setor, dentre outros.
Na avaliação dos organizadores, enquanto alguns países se destacam pelos bons serviços de transportes públicos oferecidos aos cidadãos, o Brasil luta para recuperar o tempo perdido. O cenário pós-pandemia tem revelado que o transporte público por ônibus urbano superou seu pior momento no país, enfrentado no biênio 2020/2021, mas não conseguiu se recuperar plenamente dos impactos causados pela covid-19. O número de passageiros transportados segue estacionado, desde o ano passado, num patamar que, na maioria dos casos, permanece 20% abaixo dos níveis de demanda anteriores.
Para enfrentar estes desafios, as lideranças demandam atenção e medidas estruturantes inadiáveis, que possam dar respostas efetivas na superação da crise crônica do transporte público, que afeta empresas operadoras, e compromete o cumprimento dos deveres dos entes públicos, responsáveis por assegurar o direito constitucional de ir e vir de toda a sociedade. “Esta situação prejudica, principalmente, os milhões de passageiros que dependem diariamente desse serviço para viver”, registra a organização em seu material de divulgação do seminário.
Para as lideranças, ações emergenciais adotadas durante a crise sanitária, como a adoção de subsídios e o aporte de recursos para financiamento temporário da gratuidade de idosos, feito pelo governo federal no final de 2022, indicam caminhos concretos e efetivos para o fim da crise e a retomada do crescimento do setor. Defendem que o primeiro passo é transformar as boas práticas pontuais em políticas públicas permanentes por meio de uma completa revisão e atualização do marco legal do setor do transporte público coletivo.
Indústria presente
O evento também servirá para a exposição de produtos e serviços para o transporte urbano de passageiros. A IVECO BUS demonstra o elétrico E-WAY, recentemente apresentado a clientes da América Latina e em São Paulo. Será exibida a versão de 12 metros, com peso bruto total de 20 toneladas, piso low-floor, pack de oito baterias no teto e motor com torque de 2.500 Nm, superior ao dos motores a diesel e fundamental para manter os tempos de viagem, mesmo nos horários de pico. O modelo também está disponível em configurações 9,5 metros, 10,7 metros e 18 metros articulado. Para 2024, a nova tecnologia de bateria NMC (lítio, níquel, cobalto e manganês), desenvolvida pela FPT Industrial especialmente para a IVECO BUS, trará capacidade individual de 69,3kWh ao veículo.
A Marcopolo vai expor o Attivi Integral, ônibus 100% elétrico, e o micro-ônibus Volare Fly 10 Urbano, o modelo com a maior capacidade para o transporte de passageiros do segmento. “Os veículos equipados com avançadas tecnologias farão parte do futuro do transporte. A eletromobilidade se fará cada vez mais presente nos próximos anos e várias cidades brasileiras adotarão veículos com baixa ou zero emissões, como os elétricos. Estamos atentos a essa tendência e já temos em produção o Attivi Integral, além de outros modelos com chassis de parceiros”, explica Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentará um dos modelos da nova geração da linha de chassis Volksbus: o VW 17.230. A nova linha está repleta de novidades tecnológicas para suprir as necessidades do segmento em segurança, tecnologia, conforto e eficiência. Além disso, os integrantes da nova família de ônibus atendem às normas de emissões Proconve P-8. Com motor dianteiro D08 de quatro cilindros, com 230cv de potência e 850N.m de torque, o modelo traz a transmissão manual de seis velocidades de série ou a opcional automática de oito velocidades. Também está disponível na versão com suspensão pneumática (S). Podendo receber carrocerias de até 13,2 metros, o modelo transporta até 42 passageiros sentados na versão urbana.