Scania apresentou em seu estande na feira agrícola o caminhão RH 460 6×4 movido a gás e biometano
Mauro Cassane
Scania, Divulgação
A Scania apresentou mais um modelo de caminhão a gás na maior feira agrícola do País, a Agrishow. O modelo RH 460 6×4 X-gas dividiu o estande com outros três modelos já conhecidos e, também, um motor de 13 litros OC 13, movido a gás.
NO estande estavam expostos o pesadão rodoviário Super 500 RH 6×4 (transporte de grãos), o fora de estrada G 560 6×4 XT (canavieiro) e o P 280 6×4 XT – Light Construction, lançado na Fenatran 2024. Uma grande iniciativa da Scania sobre o estande foi a parceria com a Eccaplan para receber o Selo Evento Neutro, que reconhece a garantia de práticas mais conscientes. Ou seja, todas as emissões de CO2 relacionadas ao estande da Scania – desde a montagem e desmontagem até o deslocamento da equipe e materiais de cenografia – serão quantificadas e compensadas. Há ainda a certificação Sou Resíduo Zero também em parceria com a Eccaplan. Essa certificação garante que os resíduos descartados durante o evento serão devidamente geridos, promovendo práticas de reaproveitamento e reciclagem.
“O nosso espaço foi muito procurado pelo público para conhecer o lançamento da feira, o Scania RH 460 6×4 a gás, que traz a potência de 460 cavalos, o conceito ‘mochilão’ com maior autonomia (até 450km) na tração 6×4, 311 metros cúbicos de volume de gás nos cilindros, e expande ainda mais as possibilidades aos clientes do Agro com veículos movidos a gás e/ou biometano”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “Teremos duas opções de capacidade máxima de tração (CMT), de 90 toneladas, sem redução nos cubos, e de 150t com redução nos cubos.”
“Ano passado aqui mesmo na Agrishow mostramos o “irmão” GH 460, prova que temos certeza do sucesso que será no Agro a linha X-gas. Desde dezembro de 2024, a Resolução CONTRAN nº 1.015/2024 autoriza o aumento de uma tonelada no peso permitido por eixo dianteiro de caminhões que utilizam tecnologias de propulsão alternativas ao diesel. Com isso, temos agora a opção pela cabine R, a nossa mais vendida do mercado, de teto alto. Outra vantagem da tração 6×4 é tracionar composições de até 74 toneladas”, conta Gallao. É possível financiar os produtos a gás via CDC Verde, pelo Scania Banco.
“Outra boa novidade é o nosso cavalo mecânico rodoviário 6×4 na motorização Super, com a nova potência de 500 cavalos. Escolhemos ofertar a partir deste ano na gama 6×4. Ele forma uma dupla de respeito com o outro Super de 560cv para as composições 6×4. Reforçando que o cardan é reto na linha Super”, explica Marcelo Gallao.
O fora de estrada G 560 6×4 XT (canavieiro) tem 560cv de potência, desenvolve torque de 2.800Nm, e oferece uma capacidade máxima de tração (CMT) de 150 toneladas. Já o rodoviário Super 500 RH 6×4 (transporte de grãos) dispõe de 500cv, 2.650Nm de torque e CMT de 90t. Por fim, o P 280 6×4 XT (Light Construction), é equipado com 280 cavalos, desenvolve torque de 1.200Nm e tem CMT de 150 toneladas.
De acordo com nota da Scania, o uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Abastecido de biometano a redução de emissões de CO2 pode chegar a até 90%. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, que são muito inferiores na comparação ao diesel.
Os pioneiros caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências são: 280, 340, 420 e 460 cavalos.