Scania negocia 124 caminhões a gás para Reiter Log

Fotos Scania, Divulgação

Com investimento de R$ 100 milhões, transportadora gaúcha comprou o maior volume já registrado até o primeiro semestre de 2021

Vanessa Pilz destaca diversificação da carteira de clientes da transportadora

A Reiter Log adquiriu 124 caminhões movidos a gás (natural e/ou biometano) da Scania e entra para o seleto grupo de maiores frotas desta solução alternativa ao diesel do Brasil. A transportadora, de Nova Santa Rita (RS), investirá mais de R$ 100 milhões neste negócio e inicia um novo posicionamento que traz a sustentabilidade como prioridade com a aplicação do conceito ESG (Environmental, Social and Governance) na gestão da empresa e nas soluções em logística, que serão oferecidas aos seus clientes. As entregas dos modelos R 410 estão planejadas para começar no último trimestre de 2021 e serem concluídas ao longo do primeiro semestre de 2022.

Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, destacou que a Reiter Log passa a ter uma das maiores frotas a gás do Brasil e a mais ampla da Região Sul. “Trata-se de um operador logístico muito forte a nível nacional e que vem se unindo aos seus embarcadores na busca por um setor mais sustentável”, avaliou.

O CEO da Reiter Log, Vinicius Reiter Pilz, lembrou que a aplicação de recursos em energia alternativa é feita desde 2014. Além dos aportes em caminhões sustentáveis, a empresa tem priorizado implementos de maior capacidade a fim de otimizar a carga das carretas, sistemas de telemetria, geração da própria energia e em outras ações de sustentabilidade. “Teremos mais novidades. Estamos estudando parcerias e avaliando produzir o próprio combustível. Neste sentido, fechamos um acordo de abastecimento com a GEO Energética a fim de realizar um mapeamento do biogás”, revela.

A empresa, segundo a diretora comercial e de ESG da Reiter Log, Vanessa Pilz, tem uma carteira diversificada de clientes de todos os portes, atuando na carga lotação e no fracionado. “São grandes multinacionais, com matrizes seguindo metas de redução de emissões dos pactos globais e ESG, e que representam mais da metade dos contratos, e embarcadores nacionais já valorizando este novo frete”, explica.

A GEO Energética é uma das principais desenvolvedoras de soluções para a produção do biometano a partir de rejeitos orgânicos da agropecuária brasileira. “Conseguimos desenvolver um tipo de combustível que pode substituir 100% o gás natural de fontes fósseis e, assim, entregando uma solução limpa para o transporte logístico do país”, acrescenta Alessandro Gardemann, CEO da GEO Energética.

O modelo escolhido foi o R 410 nas trações 4×2, 6×2 e 6×4. Por enquanto, pelos negócios já firmados, a frota a gás terá no Sudeste e Sul os principais pontos da rodagem, que deverá chegar a 10 mil km por mês. O abastecimento será feito em postos ao longo dessa malha. Os veículos serão usados nos segmentos alimentício, bebidas, varejo, higiene e limpeza, cosméticos, e-commerce, agronegócio, farmacêutico e na indústria petroquímica. A empresa também prepara, para dezembro, a compra de 110 veículos da Nova Geração movida a diesel.

A transportadora também investirá R$ 140 milhões na nova matriz e no centro de distribuição em Nova Santa Rita, ocupando área de 130 mil m² junto ao Velopark, às margens da BR-386. A expectativa é que a unidade empregue 700 pessoas inicialmente, com potencial para chegar a 1.700. A nova sede, programada para ser inaugurada em dezembro de 2021, está sendo pensada para atender a todos os princípios de sustentabilidade. “Além da carga lotação para todo o Brasil e Mercosul, somos operadores logísticos na Região Sul. Fazemos toda a distribuição, a última milha, desde a transferência da fábrica até a entrega no atacado, no varejo ou em pequenos estabelecimentos”, relata Vanessa.

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