Empresa inova ao realizar eventos totalmente neutros de emissões trabalhando com crédito de carbono e, na feira, mostra seu rodoviário mais famoso, novas tecnologias e a novidade do momento: seu chassis 100% elétrico
Mauro Cassane
Scania, Divulgação
A Scania deixou claro que não vai ficar atrás nesta corrida pela eletromobilidade. A empresa acelerou seus projetos e já tem pronto, para produzir no Brasil ano que vem, seu chassis 100% elétrico de ônibus urbano. O anúncio foi feito mês passado e agora o produto já está exposto no estande da empresa na Lat.Bus. É o modelo K 230E4x2LB.
Empresário do setor, já no primeiro dia do evento, se aglomeravam ao redor do chassis e pediam informações ao pessoal da Scania. O interesse é grande por urbanos elétricos considerando as mudanças nas regras, especialmente na capital paulista, em favor de coletivos elétricos.
Do outro lado do estande, outra estrela, esta a diesel, o chassi do K500 8×2, o clássico dos rodoviários. Entre as novidades tecnológicas apresentadas pela Scania, destaca-se o novo painel digital da linha que estará disponível em 2025 e o Acelerador Inteligente que passa a ser item de série já a partir do mês que vem. Este dispositivo, segundo a engenharia da empresa, garante mais 3% de economia de combustível, subindo para 11% a redução de consumo dos chassis.
E a Scania passa a realizar eventos com uma pegada mais sustentável de agora em diante. A empresa compensará as emissões de CO2 do seu estande em uma ação realizada em parceria com a Eccaplan, greentech responsável pela gestão e emissão do Selo Evento Neutro, que reconhece a garantia de práticas mais conscientes.
De acordo com Márcio Furlan, diretor de marketing da empresa, será realizada a quantificação e compensação das emissões de CO2 relacionadas à montagem, desmontagem do estande, deslocamento de toda equipe, time de cenografia, gerador de energia, considerando inclusive o deslocamento dos veículos dos organizadores do espaço da Scania.
“Estamos com uma expectativa muito boa para a Lat.Bus 2024. O cenário de mercado é promissor, os clientes estão animados e os investimentos estão sendo feitos nas renovações e ampliações de frotas. Estaremos com nossos concessionários e prontos para fazer muito negócios”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
O novo painel digital tem 12,3’ polegadas e conta com muita tecnologia embarcada. “Nosso objetivo é tornar a experiência na condução ainda mais positiva para o motorista de ônibus. Vamos garantir mais conforto e ampliar os dispositivos de segurança”, diz Gallao. “Será possível ainda propiciar uma melhor visibilidade com muito mais informações programáveis. A sensação será de acessar, por exemplo, um tablet em formato maior e numa navegação extremamente amigável. O condutor terá um nível de comando do Scania da forma mais completa já vista no Brasil.”
A nova arquitetura eletrônica passa a permitir a incorporação de sensores de assistência à condução o que traz como principais melhorias um alerta de colisão com usuário lateral, AEB com detecção de pedestre e sensor de pressão dos pneus (TPM) – este disponível também para os modelos de tração 8×2. Além disso, outras novidades importantes são a inclusão de um alerta de colisão com usuário frontal e uma câmera traseira com alerta de riscos durante o engate da marcha à ré.
Veja mais fotos da Scania na Latbus 2024