5

Scania e Marquise Ambiental unem forças para reduzir emissões

Três caminhões coletores modelo P 280 XT movidos a biometano e gás natural comprimido foram entregues à empresa cearense

Redação TranspoData

Scania Divulgação

A busca por soluções de transporte mais sustentáveis ganha força com a parceria entre a Scania e a Marquise Ambiental. Durante a Semana do Transporte Sustentável, realizada na fábrica da Scania em São Paulo, três caminhões coletores modelo P 280 XT movidos a biometano e gás natural comprimido foram entregues à empresa cearense. Este projeto piloto, que abrangerá as operações em Fortaleza (CE) e Osasco (SP), é um marco no transporte sustentável e na gestão eficiente de resíduos.

Esses veículos, que podem reduzir até 90% das emissões de gases de efeito estufa quando abastecidos com biometano, fazem parte de um compromisso de inovação que a Marquise Ambiental, em parceria com a Scania, vem desenvolvendo. Além dos caminhões entregues, mais 18 unidades já estão contratadas para 2025.

A escolha pelo biometano

Com o respaldo da Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/2024), que incentiva o uso de combustíveis renováveis, a Marquise Ambiental reafirma seu papel como líder em sustentabilidade. A empresa foi pioneira no desenvolvimento de biometano a partir de resíduos sólidos, em parceria com a GNR Fortaleza, a maior planta de biometano do Norte e Nordeste.

“Nosso objetivo é criar um ciclo completo: coletar resíduos, produzir biogás, transformá-lo em biometano e abastecer nossa frota. Isso não apenas agrega valor à cadeia produtiva, como também reforça nosso compromisso com o meio ambiente”, destaca Paulo Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental.

Tecnologia a serviço da eficiência

Os caminhões Scania P 280 XT são projetados para atender às necessidades específicas do setor de coleta de resíduos. Equipados com motores Euro 6, que permitem o uso de gás natural comprimido e biometano em qualquer proporção, eles são mais silenciosos, eficientes e possuem uma autonomia de até 230 metros cúbicos de gás armazenados em oito cilindros.

Além disso, os modelos contam com configurações como a caixa de câmbio Opticruise G25CM e cabine off-road XT, características que garantem maior desempenho em operações urbanas.

“Esses veículos representam uma grande mudança de paradigma. A Marquise Ambiental e a Scania estão, juntas, moldando o futuro do transporte sustentável no Brasil”, afirma Pablo Mota, gerente nacional de manutenção da Marquise.

Um modelo para o futuro

Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania, reforça que a transição para um transporte mais sustentável está em curso: “Desde 2019, já comercializamos mais de 1.400 unidades movidas a gás ou biometano. Essa parceria com a Marquise Ambiental demonstra como a tecnologia e a inovação podem transformar o mercado.”

A iniciativa não beneficia apenas a operação logística, mas também reduz impactos ambientais e melhora a qualidade de vida, com menos emissão de partículas e óxidos de nitrogênio.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *