BYD

São Paulo recebe 17 novos ônibus 100% elétricos da BYD

Montadora assegura que veículos têm custos operacionais 70% inferiores aos movidos à diesel

Redação TranspoData

Foto Edson Lopes, SECOM/Prefeitura de São Paulo

A BYD Brasil entregou 17 novos ônibus totalmente elétricos do modelo D9W à Prefeitura de São Paulo. Os veículos foram fabricados na unidade da empresa em Campinas (SP), ampliando para 169 o número de elétricos fornecidos para a frota de transporte urbano da capital paulista. Os veículos serão operados pela Movebuss, Norte Buss, Pêssego Transportes e Transcap.

De acordo com a montadora, cada veículo pode reduzir em até 70% as despesas operacionais na comparação aos tradicionais movidos a diesel. Também deixa de emitir cerca de 118 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. “Essa entrega reforça nosso compromisso com o transporte público sustentável. Além de colaborar com o meio ambiente, reduzindo drasticamente as emissões de gases poluentes, estamos proporcionando mais conforto e segurança para quem usa o transporte diariamente”, afirmou Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da empresa.

Com quase 13 metros de comprimento, o modelo D9W possui capacidade para transportar 80 passageiros e tem autonomia de até 250 quilômetros com uma única carga. O tempo médio para recarga completa varia entre duas e três horas, permitindo agilidade e praticidade na operação diária.

O BYD D9W possui sistema de freios regenerativos, que recupera energia das frenagens para recarregar as baterias. O design low entry, com piso rebaixado, facilita o embarque e desembarque de passageiros com mobilidade reduzida. A suspensão pneumática ajustável proporciona mais conforto durante o trajeto e maior segurança aos passageiros.

Mercado em alta

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de ônibus elétricos cresceram 923% no primeiro bimestre de 2025 comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 133 novos ônibus elétricos habilitados contra apenas 13 no início de 2024. Nesse cenário, a BYD responde por 56% das vendas.

 

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *