Fundos geridos pelo Opportunity vendem a sua participação na companhia brasileira para a CMA CGM

Redação TranspoData

Foto Banco de Imagens

A CMA CGM, empresa global de navegação e logística, anunciou a aquisição de aproximadamente 48% da Santos Brasil por meio da compra das ações detidas por fundos e entidades geridas por empresas gestoras Opportunity. A conclusão da transação, que ainda depende da aprovação das autoridades regulatórias competentes, é esperada para o primeiro trimestre de 2025. Finalizada esta etapa, a CMA CGM lançará uma oferta pública de aquisição de ações a todos os acionistas da companhia, visando à aquisição de 100% dos papéis em circulação, no mesmo preço e condições pactuadas com o Opportunity.

Para a CMA CGM, o investimento é estratégico, pois expande sua presença no Brasil e reforça a posição de liderança como um operador global de terminal portuário multiuso. Já o Opportunity encerra sua trajetória à frente da Santos Brasil, onde deixa um legado de grande geração de valor, criada a partir do investimento na aquisição do Tecon Santos, em 1997.

Quando concluída, a transação marcará o início de um novo capítulo na história da Santos Brasil, que passará a fazer parte de um dos maiores grupos mundiais de navegação e logística. Potencializará também a capacidade de crescimento e investimento na infraestrutura nacional, reforçando o compromisso com a ampliação de seus terminais, o aprimoramento de sua excelência operacional, a evolução profissional dos funcionários, a geração de emprego e o crescimento do Brasil. A empresa se manterá sob a gestão da atual diretoria e os ativos continuarão a operar como terminais multiusuário, ampliando a qualidade e a gama de serviços e atendendo aos mais diversos clientes.

A Santos Brasil opera há 27 anos o Tecon Santos (SP), o maior terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, investiu mais de R$ 9 bilhões (em termos reais), dos quais aproximadamente R$ 6 bilhões somente no Tecon Santos, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Atua nacionalmente por meio de oito terminais, sendo três de contêineres (Tecon Santos, Tecon Imbituba, em Santa Catarina, e Tecon Vila do Conde, no Pará); um de veículos em Santos, um de carga geral em Imbituba e três de granéis líquidos em Itaqui (Maranhão). Por meio da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos mais de 9.400 clientes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here