Santos Brasil - Itaqui

Santos Brasil amplia operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui

Companhia passa a operar com capacidade de 85 mil m³, quase 60% superior ao volume anterior

Redação TranspoData

Foto Santos Brasil, Divulgação

A Santos Brasil obteve autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) para iniciar a operação da expansão do TGL 1, um dos três terminais de granéis líquidos que administra no Porto do Itaqui (MA). Desta forma, inicia o ano com a capacidade ampliada de 54 mil m³ para 85 mil m³.

Já as obras de expansão do TGL 3, finalizadas no ano passado e agregando mais 30 mil m³ de capacidade, ainda dependem de autorização de operação da ANP, esperada para o primeiro trimestre de 2025. O TGL 2, em construção e que terá 85 mil m³ de capacidade, tem sua conclusão programada para este ano. Ao final das obras, somando os três terminais, a Santos Brasil terá aproximadamente 200 mil m³ de capacidade, um volume relevante no porto maranhense, que tem enorme potencial de crescimento ligado ao agronegócio.

Os três terminais foram arrematados em leilão realizado na B3 em abril de 2021, marcando o início da atuação da companhia em granéis líquidos. As obras incluíram a construção de novos tanques e plataformas destinados ao recebimento, expedição e armazenagem de diesel, gasolina e biocombustíveis. Com a conclusão do projeto, os terminais contarão com quatro novas linhas de píer dedicadas para combustíveis com acesso aos três berços públicos que operam granéis líquidos no porto.

No total, a companhia destinará mais de R$ 600 milhões ao crescimento da capacidade de movimentação de combustíveis no porto maranhense. No ano passado, os terminais receberam autorização da Receita Federal para operar combustíveis de importação e exportação. Os terminais de granéis líquidos da Santos Brasil têm conexões com modais rodoviário, ferroviário, dutoviário e marítimo.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *