Desde 2022, grupo é mantenedor do programa “Na mão certa”
Redação Transpodata
Foto Grupo Sada, Divulgação
A data de 18 de maio é conhecida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e marca as iniciativas da 23ª edição da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. O Grupo SADA, maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina, tem um amplo calendário de ações ao longo do ano com foco no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas do Brasil.
Em linha com os compromissos em busca de uma sociedade mais justa, o grupo apoia projetos voltados a crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual, com recursos próprios ou do Fundo da Infância e da Adolescência, em parceria com governos e organizações sem fins lucrativos, como o Núcleo Infantil Anna Medioli e a ONG Meninadança. Entre as ações confirmadas para a data, que têm como objetivo engajar e sensibilizar a sociedade para ajudar a mudar a difícil realidade nas estradas do país, a organização, por meio do programa “Na Mão Certa”, se une à campanha com uma programação repleta de iniciativas, como distribuição de panfletos, faixas e camisas, e rodas de conversa em todas as empresas do grupo, além de unidades de Centros de Referência de Assistência Social de Betim (MG), Núcleo Infantil Anna Medioli, cinco casas da ONG Meninadança e postos de gasolinas parceiros localizados em regiões com maior vulnerabilidade.
As ações já realizadas reforçam o compromisso e o engajamento do grupo para uma sociedade mais justa. “No primeiro ano como mantenedora do programa, conquistamos o reconhecimento do programa. Isso nos move a seguir adiante, buscando cada vez mais engajar colaboradores e parceiros para trabalhar de forma ética, reforçando o propósito de cuidar das pessoas”, afirma Daniela Medioli, vice-presidente da companhia.
O reconhecimento foi concedido pelo cumprimento às premissas estabelecidas como formação de multiplicadores, pontos focais, execução de ações educativas de comunicação interna e externa e realização de treinamentos direcionados aos motoristas para que se transformem em agentes de proteção. “O objetivo inicial foi educar, sensibilizar e treinar para identificar e denunciar situações e locais que promovem a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil”, acrescenta.
Atualmente, cerca de 3,5 mil motoristas, entre próprios e terceiros, participam ativamente. Após diversas iniciativas para promover a discussão do tema internamente e fortalecer o compromisso de todos para a causa, foram realizados treinamentos sobre as condutas para denúncias de casos e suspeitas. “Temos como compromisso realizar e apoiar continuamente campanhas para contribuir para a erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes e difundir boas práticas entre nossas pessoas colaboradoras”, comenta Elisa Cunha, coordenadora de responsabilidade social do Grupo SADA. Disponibilizar informações com frequência, reforçar o tema nos Diálogos Semanais de Segurança, realizar abordagens durante os carregamentos, divulgar vídeos educativos em salas de espera, promover a distribuição de folders e bottons, além de mensagens nos manuais dos carreteiros e integração de novos contratados, são alguns exemplos do trabalho de conscientização desenvolvido pelo grupo.
No calendário de iniciativas até o final do ano, estão programadas atividades específicas em datas relacionadas diretamente ao tema, como o Faça Bonito, Dia das Crianças, Dia do Conselheiro Tutelar e Dia Internacional de Direitos Humanos. O grupo pretende lançar, em breve, uma plataforma de treinamento exclusiva e direcionada aos motoristas.