Cobrança pelo novo sistema terá início em dezembro

Roberto Hunoff

Foto CSG, Divulgação

O km 108,2 da ERS-122, em Antônio Prado, na Serra Gaúcha, é o primeiro trecho a receber a instalação do novo sistema de pedágio automático, o chamado free flow, em rodovias estaduais do Brasil, pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). A montagem da estrutura dos arcos já teve início e a previsão é que a implementação de câmeras seja concluída em outubro. O cronograma das obras pode sofrer alterações, por conta das condições climáticas. Já a fase dos testes começará em novembro e a cobrança das tarifas aos motoristas em dezembro, quando a atual praça de Flores da Cunha será desativada.

Os outros cinco pórticos do free flow estão programados para instalação em Ipê (ERS-122 – km 151,9), Carlos Barbosa (ERS-446 – km 6,5) e Farroupilha (ERS-122 – km 45,5), também na região da Serra Gaúcha; e em Capela de Santana (ERS-240 – km 30,7) e São Sebastião do Caí (ERS-122 – km 4,4), no Vale do Caí. A expectativa é que em Ipê e Carlos Barbosa os sistemas comecem a ser montados em outubro. Já os pórticos de Farroupilha, Montenegro e São Sebastião do Caí deverão ser instalados em novembro. O início da operação está previsto para 1º de fevereiro de 2024.

A CSG será a primeira companhia do Brasil a ter todas as estruturas de pedágio e 100% da receita atreladas à cobrança automática dos pórticos do sistema free flow. “O free flow oferece vantagens como agilidade, praticidade, cobrança mais justa aos usuários e diminuição da emissão de gases poluentes dos veículos parados. Por conta da estrutura dos pórticos, ainda reduz o impacto ambiental, evitando desapropriações e obras significativas nos locais onde serão instalados os equipamentos”, explica Paulo Negreiros, diretor-executivo da concessionária.

O sistema free flow (fluxo livre em português) opera a partir de pórticos de cobrança automática com livre passagem, que fazem a leitura da placa ou etiqueta eletrônica (tag) dos veículos. Os sensores localizados nas estruturas dos pórticos são capazes de identificar a altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos e funcionam até mesmo em situações de baixa visibilidade. Atualmente, 45% dos usuários já utilizam as cobranças automáticas por meio de tags em praças de pedágio do Rio Grande do Sul.

Além da tag, o condutor terá outras alternativas para fazer o pagamento do valor do pedágio em até 15 dias depois da passagem pelos pórticos. De forma digital, será possível pagar por meio do aplicativo e do site da CSG. No presencial poderá realizar o pagamento nos totens das cinco bases de serviços operacionais da concessionária e, em breve, em estabelecimentos conveniados. Caso o valor da tarifa não seja quitado em até 15 dias após a passagem pelo free flow, o proprietário do veículo receberá uma multa por evasão de pedágio, que acarreta no pagamento de R$ 195,23 ao Governo do Estado, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Até a conclusão do primeiro pórtico, a CSG e o Governo do Estado realizarão uma campanha educativa à população, informando como funciona o novo sistema, seus benefícios e as formas de pagamento. O modelo já é consagrado em diversos países e no Brasil está em funcionamento apenas na rodovia federal BR-101 (Rio-Santos).

Sobre a concessão

O conjunto de estradas da CSG representa 271,5 quilômetros de concessão na Serra Gaúcha e no Vale do Caí. Desde fevereiro deste ano, a empresa é responsável pela administração e manutenção de trechos da RSC-453, BR-470 e RSC-287, além da totalidade da ERS-122, ERS-446 e ERS-240. O contrato de 30 anos prevê investimento superior a R$ 4,6 bilhões em obras de duplicação de 67% dos trechos (120 quilômetros), implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas e manutenção, dentre outras ações.

 

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