Com mais de US$ 6 bilhões e 29 mil toneladas de cargas, esse é o melhor desempenho desde o início da concessão em 2014

Redação TranspoData

Foto Divulgação

O RIOgaleão, Aeroporto Internacional Tom Jobim, movimentou no primeiro semestre do ano 29 mil toneladas de mercadorias entre importações e exportações, incremento de 12% na comparação com o mesmo período de 2023. Em valores declarados foram US$ 6,4 bilhões, alta de 18%. Os resultados representam um novo recorde desde o início da concessão. Além disso, as operações estão 16% mais eficientes na comparação de 2023 com 2022 e 65% mais ágeis desde o início da concessão. No último ano houve redução de 6 horas e 42 minutos no tempo de liberação das cargas.

O balanço semestral foi apresentado durante a 8ª edição do Prêmio de Eficiência Logística (PEL), que reconhece as empresas que se destacaram por sua eficiência logística no terminal de cargas em 2023. “O ano de 2024 tem sido muito especial para o RIOgaleão. Neste semestre, tivemos avanço de 25% para 31% no valor de todas as mercadorias importadas que chegam ao estado do Rio de Janeiro. A entrada da rota regular da companhia aérea cargueira Atlas Air e o aumento de frequências de voos para os Estados Unidos e Europa proporcionam maior capacidade no envio de carga para o RIOgaleão e melhores ofertas de frete aéreo”, comenta Patrick Fehring, diretor de negócios aéreos do RIOgaleão.

Os setores que mais contribuíram para esses resultados foram transporte aéreo, petróleo e gás, farmacêutico e automotivo. “O RIOgaleão continua atuando para prover uma logística ágil e segura. No último ano ocorreu a mudança do sistema da Receita Federal, que foi trabalhado por todo nosso time, autoridades e parceiros como uma oportunidade para consolidar o Rio de Janeiro como referência em operações de carga aérea no país. O resultado foi o reconhecimento pela organização mundial das aduanas na excelência nessa transição que segue trazendo tempos de permanência de carga cada vez menores aos clientes do RIOgaleão”, complementa Leandro Lopes, gerente comercial.

Empresas premiadas

No Programa de Eficiência Logística 2023 houve crescimento de 6% no número de participantes em relação a 2022, totalizando 399. A competitividade entre as empresas que operam no terminal de cargas resultou em redução do tempo médio de liberação de cargas em GIG, de 40h38min para 33h56min, melhoria de 16%. A premiação contemplou diversos segmentos de mercado e, assim como na última edição, registrou seis destaques. As empresas premiadas são listadas nas tabelas abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here