Montadora já iniciou comercialização do modelo que, nas revendas, vai custar 120 mil reais
Mauro Cassane
Renault, Divulgação
O modelo tem um atrativo que agrada frotistas urbanos: é versátil. A Renault já tem o modelo elétrico do Kangoo e agora lançou a versão flex com motorização 1.6, que na rede da marca, vai custar 120 mil reais. Fabricado na Argentina, o furgão compacto também é exportado para o México, Colômbia e Uruguai.
“Com a chegada do Kangoo 1.6 SCe Flex, ampliamos nossa experiência no segmento de furgões, onde já oferecemos o Kangoo E-Tech 100% elétrico e a linha Master que tem 10 anos de liderança no mercado. Ele é a melhor opção em furgão compacto da categoria, combinando combinações, robustez e conforto com um excelente custo de operação”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault.
O Kangoo possui porta lateral deslizante e carrega até 750 kg, em um compartimento de carga de 3,3 metros cúbicos de capacidade. O furgão tem 1.866 mm de comprimento de área de carga, largura máxima de 1.441 mm e altura de 1.226 mm no compartimento de carga, com portas assimétricas que abrem até 180º com sistema de travamento a 90º para evitar fechamento de forma involuntária .
Para amarração da carga o furgão conta com oito ganchos de fixação no assoalho e laterais, bem como divisória de proteção entre a cabine e o compartimento de carga com escotilha. A largura de abertura das portas traseiras, de 1,172 mm é 11 cm superior à principal concorrente.
A porta lateral tem largura de abertura máxima de 717 mm por 1.046 mm de altura para facilitar a carga e descarga. Equipado com motor 1.6 SCe Flex, fabricado no Brasil pela Horse, a Renault informa que o Kangoo “oferece maior potência e torque do segmento”, com 115 cv e 15,7 kgfm de torque.
Todavia, o motor 1.6 SCe Flex é equipado com duplo comando de válvulas variável na descarga e injetores posicionados no cabeçote. Além disso, o Kangoo possui sistemas que ajudam na redução do consumo de combustível, como o Sistema GSI (Gear Shift Indicator) indicador de momento ideal de troca de marchas, que, se usado corretamente, pode proporcionar uma redução de até 5% no consumo de marchas. combustível, além de aumentar a durabilidade do conjunto mecânico e a função ECO Mode.
Para auxiliar o condutor na economia de combustível e no monitoramento de suas viagens, a central multimídia traz as funções Eco Scoring e Eco Monitoring.
O veículo também vem equipado com itens importantes de segurança: Assistente de Segurança de Partida em Rampa (HSA), Assistente de Frenagem de Emergência (AFU), Controle de Tração (TCS) e Estabilidade (ESP), além de freios ABS com Distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD). Além disso, o Kangoo traz painéis com regulação elétrica de altura e sensores de estacionamento traseiros.
Internamente, o Kangoo oferece conforto de veículo de passeio sem esquecer do que precisa para a labuta: robustez de furgão. O ocupante encontra bancos ergonômicos individuais, ar-condicionado, vidros, retrovisores e travas elétricas, além de um sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, permitindo a espelhamento de mapas e rotas.
Embora pequeno, o Kangoo possui 10 compartimentos para guardar objetos, totalizando 33 litros de capacidade adicional no interior da cabine. O espaço interno é generoso pois o carro tem entre-eixos de 2.812 mm.