Rápido Sumaré recebe primeiros 55 ônibus IVECO BUS

Operador de transporte urbano do interior paulista elegeu o chassi BUS 17-280 para renovação de frota

Redação TranspoData

Foto IVECO BUS, Divulgação

A IVECO BUS foi escolhida pelo Rápido Sumaré, operador do estado de São Paulo, para a renovação da frota de transporte urbano. A empresa do Grupo Belarmino, um dos maiores conglomerados de transporte do Brasil, recebeu as primeiras 55 unidades do chassi BUS 17-280 como parte de um fornecimento que inclui a entrega de outros novos ônibus ao longo do ano. O concessionário Mercalf realizou a negociação. A configuração permite carrocerias para até 59 passageiros mais motorista para transporte urbano, rodoviário e fretamento.

O BUS 17-280, encarroçado pela Mascarello, estreia a nova identidade do transporte coletivo de Piracicaba, no interior paulista, com visual inspirado nas cores da bandeira do município. Com a marca MOV, a Rápido Sumaré também opera em outras cidades do interior paulista, como Paulínia, Nova Odessa, Vinhedo, Várzea Paulista e São João da Boa Vista.

O chassi na faixa de 17 toneladas de peso bruto total foi desenvolvido com o objetivo de reduzir o custo operacional, oferecendo o melhor consumo de combustível da categoria. “O BUS 17-280 é um dos nossos carros-chefes, desenvolvido conforme as necessidades do operador brasileiro. O modelo assegura robustez para encarar os desafios da operação diária, com alta capacidade de transporte, maximizando os resultados dos sistemas de transporte”, aponta Paulo Kazuto, especialista de marketing produto da IVECO BUS.

Com base no conceito de downspeeding, o motor FPT N67 Euro 6 do BUS 17-280 opera com baixas rotações e ampla faixa de torque máximo, resultando em menos trocas de marchas, redução do consumo de combustível e maximização da vida útil do motor. São 280 cavalos a 2.500rpm, maior potência do segmento, com turbointercooler, injeção eletrônica Common Rail e torque de 950Nm, na faixa de 1.250rpm a 1.970rpm. A transmissão ZF é manual, de seis velocidades. O sistema de pós-tratamento SCR (redução catalítica seletiva) com Arla 32 dispensa o uso de EGR (recirculação por gases de escape).

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