Randoncorp exibe inovações para o mercado de ônibus

Vertical Autopeças desenvolveu portfólio focado em sustentabilidade no transporte de pessoas

Redação TranspoData

Fotos Randoncorp, Divulgação

As marcas da Vertical Autopeças da Randoncorp apresentaram novidades em soluções para o transporte de pessoas na Lat.Bus 2024 (Feira Latino-Americana do Transporte). As empresas também exibiram soluções para outros segmentos, como o de reposição.

Especializada em soluções de sistemas de rodagem e suportes fundidos e usinados, a Castertech expôs a linha-conceito N-Series Materials, com cubo de roda e suportes fundidos desenvolvidos com nanotecnologia, em pesquisa conjunta com Instituto Hercílio Randon (IHR) e NIONE. A tecnologia permite redução significativa no peso das peças para caminhões, ônibus e implementos rodoviários, sem comprometer a resistência, resultando em menor desgaste e maior durabilidade. A linha N-Series está em fase de desenvolvimento pela companhia.

A JOST Brasil exibe a articulação de ônibus, primeiro produto do portfólio voltado ao transporte de pessoas, resultado de seis anos de desenvolvimento. Com tecnologia exclusiva, a articulação possui sensoriamento e batentes mecânicos para controle de giro, amortecimento hidráulico de dois estágios e mesa giratória forjada. A solução foi desenvolvida com materiais mais leves e design atualizado, resultando em melhor custo-benefício para montadoras e operadores de transporte urbano. A empresa também levou à feira a roda de alumínio 100% forjada, com a maior capacidade de carga do mercado, cinco vezes mais resistente e, com apenas 22 quilos, 45% mais leve que a versão em aço, resultando em menor consumo de combustível.

Soluções para o mercado de ônibus também fazem parte do portfólio da Suspensys, que apresentou suspensões pneumáticas dianteira e traseira. Com diferenciais que passam por menor peso, baixo custo e manutenção simplificada, as suspensões são direcionadas às aplicações urbanas de ônibus, micro-ônibus e caminhões leves. O público também conferiu a solução de eletromobilidade e-Sys, sistema de tração auxiliar elétrico e único na América Latina. Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a economia de combustível pode chegar a 25%.

A Master desenvolveu o LWS Master (Lining Wear Monitoring System), sensor em tempo real do desgaste da lona do freio, que gera dados precisos para um planejamento eficiente. Isso significa menos paradas desnecessárias e mais dados sobre rotas para avaliação do motorista. O LWS Master conta com integração à plataforma Randon Smart, que otimiza a trajetória do motorista e possibilita o planejamento do trajeto, as paradas de manutenção e a troca da lona de freio.

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